quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Espaço do leitor

Olá a todos.
Como todos sabem, os assuntos que escrevo neste blogue são referentes à teoria aplicada ao futebol. Mais do que passes, desmarcações, ou os famosos esquemas táticos, que muitos entendem por "tática", eu escrevo de tudo.

No fim dum árduo dia de trabalho (felizmente) vim até ao meu computador atualizar as novidades do blog e do meu site, entre outros assuntos. Recebi um e-mail, elogiando o nosso blog, além de ter deixado uma sugestão bastante interessante. Vou manter a confidencialidade do autor atender o seu pedido.

A sugestão foi criar um espaço de discussão sobre a categoria que escrevo. Segundo o autor, o leitor prefere aprender discutindo ao invés de aprender lendo. Assim, vou deixar aqui uma questão para que cada um dos nossos leitores mostre a sua ideia, e vou deixar a minha ideia sobre determinado tema, como base para o desenvolvimento da referida discussão. Basicamente, exponho uma ou mais perguntas abordando um tema e deixo a minha opinião ou resposta a essas perguntas. No fim, deixo uma votação à vossa escolha, para escolher o próximo tema para abordar. Deixo ao vosso critério.

Da minha parte, vou expor a minha ideia. Isso não significa que cada um é obrigado a responder da mesma forma que eu, nem usar os mesmos assuntos para responder. Neste espaço que é "O NOSSO FUTEBOL", cada leitor e utilizador é livre de apresentar o comentário e/ou resposta que entender, de forma, claro, a nunca faltar ao respeito seja a que for. Isso é lógico e acredito que todos concordam.

Assim, pós esta longa introdução, apresento a primeira pergunta:







- Na tua/sua opinião, o que define o melhor jogador de futebol atual? Será a sua posição e comportamento no campo? Será por que enquadra com as ideias de jogo idealizadas por ti/ por sí? Ou será mais por uma questão de imagem e personalidade do jogador em questão?

As respostas variam, mas esta é a minha resposta:

" Para mim, não considero justo, nem para o jogador, nem para a entidade ou clube que o representa, nem para o adversário, considerar determinado jogador de "melhor do mundo" pelos resultados que apresenta, pela sua boa personalidade que mostra ao mundo ou pela quantidade de golos que marca. Isto porque, parte dos resultados que apresenta são influênciados pela equipa que o protege e apoia, e a boa ou má imagem muitas vezes é uma desculpa para a venda de jornais e revistas. E mesmo os golos que marca, não são todos da autoria do mesmo.

Antes de defirnir o melhor jogador do mundo, primeiro deve-se escolher quais as caraterísticas que esse jogador deve ter para arrecadar esse prémio, independentemente da sua posição. Se joga a trinco, deve ser hábil na marcação e se atuar a extremo deve mostrar grande habilidade no cruzamento. E claro está, um extremo também efetua ações de marcação e o trinco ações de cruzamento.

Depois, tomo nota das caraterísticas que esse jogador apresenta para o jogo sem bola. Não basta fazer "trivelas" e "vírgulas". É preciso saber fintar, claro, mas também fintar sem a bola. Isso é muito mais difícil. Duas caraterísticas base, que qualquer jogador apresenta numa partida de futebol mesmo num nível pouco elevado, desde a tenra idade até a qualquer praticante mais idoso, são o passe e a técnica individual com a bola, porque é uma forma de controlar o adversário. Por exemplo, num situação 1x2, o atacante está em clara desvantagem numérica, mas se a sua técnica for elevada, e a sua capacidade de passe também, basta que qualquer colega de equipa o apoie, o o trabalho mais dificil não será do atacante, mas do segundo defesa, porque a marcação é assim indefinida. O comportamento-base que o segundo defesa ou defensor na cobertura deve assumir, é manter uma distância curta ao primeiro defesa se a técnica com bola do atacante for elevada, ou uma distância maior caso a técnica de passe for igualmente elevada. Um jogador de elevada técnica com a bola no pé e no passe, indefine a marcação, porque tanto o primeiro defesa pode ser ultrapassado pela técnica como podem ser ultrapassados os dois pelo passe. E para isso, se surge um segundo atacante, , o defesa de cobertura não o pode deixar livre, porque isso é um crime. Deve marcá-lo e manter equilíbrio na relação entre cobertura ao primeiro defesa e marcação ao segundo atacante. Da mesma forma, se deixar o colega de equipa com má cobertura, o atacante pode ultrapassá-lo facilmente e a sua marcação não serviu para rigorosamente nada.

E mais, tanto um defesa pode apresentar essa técnica como um atacante, porque essa técnica não é sinónimo de finta, mas da capacidade em manter e controlar ou driblar a bola, além do passe. Da minha ideia de jogo, não se pode formar uma equipa a partir dos melhores jogadores que há por aí. Deve existir um modelo de jogo, capaz de capacitar os pontos fortes de cada jogador, proteger os pontos fracos e fazer o melhor uso possível dos pontos fortes. Isso sim, é um modelo de jogo equilibrado e uma ideia de jogo bem estruturada. Claro, podem-se juntar os melhores do mundo e eles formarem a melhor equipa de que há memória, apenas e só porque as caraterísticas de uns encaixam com as dos outros. Não é novidade nem nada de impossível. Mas claro, partir duma ideia de jogo, escolher um modelo de jogo, escolher os jogadores que encaixam nesse modelo de jogo e vice-versa, escolher exercícios que melhor treinam esses jogadores, fazendo uso das suas capacidades (princípio da especificidade) é bastante mais trabalhoso que escolher os melhores do mundo, mas os resultados são bastante mais "apetecíveis". Assim se constrói uma equipa sólida e equilibrada.

Os jogadores que melhor encaixam nessa relação passe/técnica com bola no pé são os médios, porque essas duas habilidades são equilibradas comparadas com atacantes e defesas. E além disso, a função dum médio, no panorama geral, é construir o jogo. Dessa forma, somamos a referida relação, a inteligência e visão de jogo que apresenta (pelo cumprimento da sua função) e ainda a eficácia das ações por mérito próprio. O resultado dessa soma, é o melhor jogador do mundo. Não são os golos e as fintas que definem o melhor do mundo. É assim, a sua capacidade para fazer mover a equipa e a equipa adversária, e o grau de eficácia com que realiza qualquer ação.

Assim se forma um jogador completo, e não a altura para o cabeceamento, a força para o choque físico, a velocidade, a finta, a polivalência. Isso não forma um jogador completo, mãs não deixam de ser caraterísticas importantíssimas.O que forma um jogador completo é ( e lembrem-se disto): a eficácia, a capacidade técnica (passe e bola no pé ou no corpo e a habilidade em manter a sua posse) e a sua inteligência e visão de jogo."

Meus amigos, do fundo do coração espero que tenham gostado ou pelo menos compreendido. Da minha parte, apresentei a minha ideia, mas gostava imenso de ver a vossa, nem que fosse um "concordo e discordo" e porquê, ou um "isso não funciona assim", mas sempre fundamentado.

Quanto ás proximas questões, façam favor de escolher (basta indicarem o número da tema):




  1. Fundamentos para um bom desempenho

  2. O modelo de jogo e de treino

  3. Liderança




Se não perceberam ou compreenderam alguma coisa do que escrevi, podem deixar uma questão no vosso comentário ou seguir o link da imagem


Um grande abraço, do vosso amigo
Valter Correia

Sem comentários: