domingo, 18 de dezembro de 2011

Análise de: Cristian Ansaldi

       Encontrado pelos olheiros do SL Benfica, Cristian Ansaldi é um dos alvos de Jorge Jesus. É lateral esquerdo, joga com ambos os pés, além da raça demonstrada em campo.

       Não é um jogador que se serve da finta muitas vezes, preferindo o controlo da bola.

Em confronto direto, tem uma mobilidade notável, procurando sempre espaço para correr ou para passar. Em situações de um para um, prefere procurar uma solução como proteger e segurar a bola, ou tentar ultrapassar o jogador adversário. A velocidade de ação não é das mais elevadas para um jogador da sua posição, mas a nível de decisão não costuma cometer muitos erros.

       No jogo aéreo, em conjunto com o seu posicionamento, fazem dele um jogador com faro para o golo nas bolas paradas e nos cruzamentos do flanco contrário. Surge várias vezes em frente à baliza para finalizar bolas pelo ar. Nos cruzamentos partindo dos seus pés, mostra-se um jogador forte nesse aspeto.

       Coletivamente, não participa em muitas combinações, mas depende do jogo da sua equipa. Não é um jogador individualista, não de todo, apesar de frequentemente atacar o adversário quando está de frente para o mesmo. É frequente ver Ansaldi a progredir para o meio, terminando a sua ação quase sempre com um remate perigoso. Remates de longe são um ponto forte deste jogador.

       O que deve fazer o treinador com Ansaldi: Apostar na sua capacidade individual quando está em confronto direto, combinando com um ala ou um extremo, garantindo a cobertura defensiva adequada. Se um extremo, não está de momento a 100% para enfrentar um adversário diretamente, ou se por alguma razão trocou momentaneamente de posição com Ansaldi, este jogador é capaz de cumprir a sua função. Sem combinações táticas, e mesmo com a excelente capacidade de cruzamento deste jogador, não vale a pena cruzar da linha de fundo, salvo raras exceções, pois a velocidade em Sprint do jogador não o permite

       O que deve fazer o treinador adversário: Ansaldi apresenta bons índices de visão de jogo e progressão. A marcação com um homem e a correta pressão nunca serão suficientes. Convém usar uma cobertura defensiva correta.



1 comentário:

Mattos disse...

Boas....


Bem, uma coisa é certa, Ansaldi seria um reforço deveras precioso para a ala esquerda do SLB, já que César Peixoto não conta, L.Martins está verdinho e Emerson não convence.
Ansaldi, não tendo tão assertivo como o era Coentrão não deixa de ser um jogador disciplinado tacticamente.


Abraço


Mattos...paixaodabola.blogspot.com