sábado, 30 de abril de 2011

As maiores rivalidades do futebol mundial

Neste momento, dentro da realidade que atravessa o nosso país no que se refere a futebol, os maiores rivais são FC Porto contra SL Benfica e Barcelona x Real Madrid. Isto no entanto é este ano. Mas existem rivalidades muito maiores.
Vejam só o top 10:

1º. Celtic x Rangers, Escócia
2º. Lazio e Roma, Itália
3º. Boca Juniors x River Plate, Argentina
4º. Al Ahly x Zamalek, Egito
5º. Galatasaray x Fenerbahce, Turquia
6º. Olympiakos x Panathinaikos, Grécia
7º. Red Star Belgrade x Partizan Belgrade, Sérvia
8º. Wydad x Raja Casablanca, Marrocos
9º. Corinthians x Palmeiras, Brasil
10º. Peñarol x Nacional, Uruguai

Abraço

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Póker de Falcao afunda Villarreal (5-1); Benfica na frente (2-1)

Noite mágica no Dragão com o FC Porto a golear o Villarreal por 5-1, no jogo que contou para a prmeira mão das meias feias da Liga Europa. Falcao foi sem dúvida o melhor jogador em campo ao marcar 4 dos cinco golos.



Jogo que era esperado muito equilibrado, mas o Porto era quem estava por cima, a fechar a primeira parte numa jogada rápida o Villarreal chegou ao golo e à vantagem por Cani.


Na segunda parte o FC Porto reagiu e de que maneira, entrou a todo o gás e consegue ganhar uma grande penalidade, convertida por Falcao. Aos 61 minutos Guarin deu a reviravolta ou resultado e os portistas estavam na frente do marcador. 5 minutos depois Falcao de cabeça coloca a bola no fundo das redes, e só já dava Porto. Aos 75 minutos Falcao voltava a marcar e a fechar o encontro novo cabeceamento de Falcao que só parou na baliza.


O FC Porto está assim a um passo da Final da Liga Europa que ao que tudo indica será entre duas equipas portuguesas.

O Benfica venceu em casa pela margem minima (2-1) resultado que lhe permite ir em vantagem para o encontro da segunda mão mas que não deixa nada decidido.


Ambas as equipas estiveram bem em jogo criando várias oportunidades mas só no segundo tempo se avistaram os golos.


Jardel deu a liderança ao Benfica pela primeira vez, contudo essa vantagem durou apenas 3 minutos com Vandinho a voltar a empatar o encontro. Aos 59 minutos Cardozo volta a marcar a colocar a equipa da casa na frente e estabeleceu o resultado final.

Márcio Dieb no West Ham!

Não é uma grande notícia até porque este jovem é um mero desconhecido, no entanto demonstra bem o que se passa no nosso futebol!!


Márcio Dieb (na foto) é um jovem avançado português do Barreirense e está a despertar a atenção dos ingleses do West Ham, já é a 2ª vez que o jogador vai prestar provas no clube e o clube do Barreiro espera que o jogador venha a render algum dinheiro aos seus cofres.


Este é só mais um caso de um jogador que se destaca numa equipa de menor dimensão em Portugal e que não é aposta das equipas do nosso principal escalão, outros casos recentes são o de João Silva, destacou-se no Desportivo das Aves e foi adquirido pelo Everton e ainda João Reis, jogador do Louletano que assinou pelo Inter de Milão.


Os clubes profissionais em Portugal continuam a preferir contratar jogadores na América do Sul de qualidade muitas vezes duvidosa a apostar em jovens portugueses. Qual será o motivo para que este facto continue a suceder?

FC Porto sagra-se Campeão também em Juniores



O FC Porto sagrou-se ontem (Quarta-feira) campeão de Juniores, na Figueira, jogo que venceu por 3-0 à Naval.

O FC Porto foi muito forte nesta segunda fase, venceu 11 jogos em 12 partidas, em que já não se sagrava campeão de Juniores desde 2006/2007.

Nas outras partidas o Sporting derrotou o Leiria por 4-2 e segue assim no 2º lugar, o Benfica empatou a uma bola no reduto do Gondomar, quanto ao Braga venceu o Guimarães por 2-1.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Mourinho expulso na derrota do Real Madrid frente ao Barcelona (0-2)

Mais um clássico entre Real Madrid e Barcelona nos últimos dias, desta vez o Barcelona levou a melhor e conseguiu uma vitória fora de casa por 2-0. Messi com um "bis" destruiu o Real Madrid.


Jogo equilibrado que iria chegar ao intervalo sem golos.

No segundo tempo o Real entrou pressionante e conseguiu criar oportunidades de perigo.

Aos 61 minutos entrada dura de Pepe e expulsão do português, expulsão que gerou polémica e expulsão também de José Mourinho. Aos 77 minutos e 87 Messi fez o resultado final.


Registo ainda da expulsão de Pinto, guarda-redes suplente do Barcelona.


Foi um resultado justo?Estará esta eliminatória já decidida?

Mourinho pondera contratação de Nani (Man Utd)

Segundo avançado pelo diário inglês Daily Mail, José Mourinho tem Nani debaixo de olho e poderá estar disposto a fazer uma oferta de 28 milhões de euros.



O jogador português tem mais 15 meses de contrato com os Red Devils, e poderá juntar-se aos seus compatriotas no clube merengue.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Mario Balotelli.. e as multas




Mais uma vez o avançado é notícia, mas por más razões. Além das multas aplicadas pelo seu clube, o Manchester City, Mario também vai enchendo os cofres das autoridades britânicas.



Conforme os dados divulgados pelo jornal "The Sun",o Maserati do atleta já foi apreendido 27 vezes desde que o jogador se transferiu para o clube de Manchester. No que se refere a multas, o atleta já desembolsou mais de 11 mil euros. Em média,Balotelli é multado três vezes por dia, a maioria das vezes por estacionamento em locais proibidos. Por exemplo, na semana passada, abandonou o seu veículo devido a uma avaria.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Liga dos Campeões e Liga Europa de volta - Meias Finais

Mais uma semana de espectáculo e bom futebol para assistir na Liga dos Campeões e na Liga Europa.



Liga dos Campeões (1ª Mão)

Terça-feira (26-04-2011):
Schalke 04 - Manchester United

Quarta-feira (27-04-2011):
Real Madrid - Barcelona

O Schalke está numa boa forma, a praticar bom futebol, o que criará dificuldades ao Manchester que não vai ter tarefa fácil para vencer a partida.
Mais um embate dos espanhóis, o Real à pouco mais de uma semana venceu o Barça no Final da Taça do Rei, em que já deu indícios que este jogo será muito discutido.





Liga Europa (1ª Mão)

Quinta-feira (28-04-2011):
Benfica - Braga
FC Porto - Villarreal

A partida entre o Benfica e o Braga, significa que já temos uma equipa portuguesa na Final, mas engana-se quem pensa que já é a equipa. Ambas as equipas estão a praticar bom futebol, com um Braga com uma caminhada fenomenal na Liga Europa. Prevê-se uma grande partida de futebol.
O jogo entre o Porto e o Vilarreal, também vai ser uma grande partida, o Porto vai querer vencer perante os seus adeptos mas o Villarreal não vai querer perder e vai dar tudo por tudo.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Tévez no Inter e Sneijder no Man. Utd.?

A imprensa desportiva de hoje avança duas possíveis transferências para a próxima temporada, Carlitos Tevéz e Wesley Sneijder podem trocar de cidade em 2011/12.

O argentino do Manchester City terá neste momento um pré-acordo com o Inter de Milão tendo em vista a sua ida para Itália na próxima época, o jogador irá receber à volta de 9 milhões por época e o clube inglês poderá receber pela transferência um valor entre os 30 e os 40 milhões de euros.


A viagem inversa poderá fazer Sneijder já que o Man. Utd. pretende um substituto à altura de Paul Scholes, o clube inglês está disposto a oferecer pelo holândes uma quantia a rondar os 30 milhões €.



Na minha opinião são dois grandes jogadores, que têm realizado até ao momento boas carreiras e acho que estas transferências seriam boas para ambos, Tevez poderia dar ao Inter aquilo que Milito deu na época passada mas que este ano não está a conseguir e Sneijder é o jogador que falta ao Man. Utd. que joga neste momento sem grandes estrelas no seu plantel e que precisa de sangue novo na equipa.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Benfica tenta Santiago Garcia




O Benfica está a negociar com o Nacional de Montevideu a aquisição do jovem avançado Santiago Garcia, o jogador internacional sub-20 pelo Uruguai e melhor marcador do Torneio Apertura no Uruguai poderá ser jogador dos encarnados na próxima temporada, para isso o clube da Luz terá (segundo o jornal Record) de desenbolsar entre 5 e 7 milhões de euros.

Ontem estiveram presentes no Estádio da Luz o presidente do Nacional de Montevideu e o agente do jogador, o que pode significar que as negociações estão bem encaminhadas.

Garcia poderá ser o subsituto de Cardozo que este ano está a ser uma sombra daquilo que fez na época passada.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Real Madrid conquista Taça do Rei 18 anos depois

Noite história para o Real Madrid que viu a Taça do Rei voltar a casa 18 anos depois, ao derrotar o Barcelona por 1-0 com golo de Cristiano Ronaldo.



O jogo foi bastante equilibrado com cada equipa a dominar cada parte do encontro e sem conseguirem qualquer golo o jogo foi para prolongamento.


Foi perto do intervalo do tempo extra que Cristiano Ronaldo cabeceou para a vitória merengue após um grande cruzamento de Di Maria. Já perto do final do encontro Di Maria acabou expulso.


Este é o primeiro troféu de José Mourinho ao serviço do Real Madrid.

FC Porto avança para a final da Taça de Portugal ao derrotar o Benfica (1-3)

O FC Porto garantiu esta noite a presença na final da Taça de Portugal, que irá disputar frente ao V.Guimarães.


Apesar da vantagem de 2 golos trazida da primeira mão, o Benfica não conseguiu ser superior deixando o adversário virar a eliminatória a seu favor. Os golos só apareceram no segundo tempo e o primeiro surgiu dos pés de João Moutinho que rematou forte à entrada da área. Poucos minutos depois o Porto voltava a marcar por Hulk (em posição irregular) empatando a eliminatória a dois golos. 2 minutos foram suficientes para novo golo dos dragões, Falcao rematou mas contou ainda com a ajuda do defesa encarnado para desviar a bola do alcance de Júlio César. O Benfica conseguiu responder e aos 79 minutos Cardozo de penalti reduz.


No final do encontro registo ainda para a expulsão de Sapunaru (FC Porto) por acumulação de amarelos.

Gaitan de fora do clássico!

Depois de Salvio, agora também Nico Gaitán está de fora do jogo de hoje entre o Benfica e o FC Porto, o argentino ficou mesmo de fora da lista de convocados devido a queixas musculares na coxa.


É com certeza uma baixa de peso na equipa de Jorge Jesus, que fica assim privado das suas "asas" (Salvio e Gaitan) numa altura muito importante da época.


Convocados do Benfica:

Guarda-Redes: Roberto e Julio César
Defesas: Luisão, Jardel, Sidnei, Carole, Maxi e Fábio Coentrão
Médios: Javi, Airton, Aimar, Peixoto, Felipe Menezes e Carlos Martins
Avançados: Cardozo, Saviola, Jara, Kardec e Weldon


11 provável do Benfica: Julio César, Maxi, Luisão, Jardel e Coentrão, Javi, Peixoto, Martins e Aimar, Cardozo e Saviola.

11 provável do FC Porto: Beto, Sapunaru, Rolando, Otamendi e Alvaro, Fernando, Moutinho e Micael, Varela, Hulk e Falcao.

Jogo é às 20h30 no Estádio da Luz (transmissão SporTV) e terá arbitragem de Carlos Xistra.

Que onzes escolheriam?

terça-feira, 19 de abril de 2011

Península (Ibérica) do Futebol!!

Amanhã vão jogar-se dois grandes jogos, Benfica vs. Porto para a meia-final da Taça de Portugal e o Real Madrid vs. Barcelona a contar para a final da Taça do Rei.

Por cá àguias e dragões disputam a vaga para a final da Taça de Portugal, com vantagem para os encarnados que venceram na 1ª mão por dois a zero. No entanto a equipa de Villas-Boas não vai facilitar e vai ao Estádio da Luz com vontade de dar a volta ao resultado.

Ambos os treinadores devem apresentar os melhores onzes que têm disponiveis, com excepção para os guarda-redes, Jesus deve optar por um meio-campo mais sólido com Javi Garcia e César Peixoto, enquanto os azuis e brancos devem jogar com o habitual trio ofensivo com Hulk, Falcao e Varela.


Em Espanha o duelo entre os dois maiores emblemas tem amanhã mais um episódio, Mourinho quer ganhar o primeiro título com os merengues, mas a equipa de Guardiola quer levar a Copa para Barcelona.


Este título já foge ao Real à 17 anos e amanhã em Valência o clube da capital vai tentar vencer este importante troféu, que poderá motivar a equipa para os jogos da Champions que se aguardam.


Quem levará a melhor nos clássicos ibéricos?

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Juniores e Juvenis

Juniores

Resultados:
Benfica – Guimarães (1-1)
Leiria – Braga (1-3)
Porto – Sporting (3-1)
Gondomar – Naval (1-2)


O Benfica recebeu e empatou com o Guimarães a uma bola e assim mantêm-se na terceira posição, uma posição à frente do Guimarães que tem um ponto a menos.
O Braga deslocou-se a Leiria e venceu por 3-1.
O Porto recebeu e venceu o Sporting, o seu adversário directo, por 3-1 e afastou-se ainda mais do Sporting, e está a uma vitória de se sagrar campeão de Juniores.
O Gondomar recebeu a Naval e perdeu por 2-1.


Próxima Jornada (12ª jornada)
SC Braga – V. Guimarães
Sporting - UD Leiria
Naval - FC Porto
Gondomar - Benfica



Juvenis

Resultados:
Padroense – Sporting (0-2)
Porto – Benfica (2-3)


O Padroense, último classificado, recebeu o Sporting e perdeu por duas bolas a zero.
O Porto recebeu o Benfica, e perdeu por 3-2 e assim o Benfica foge aos seus adversários, ficando com 5 pontos de vantagem, quando ainda estamos na 3ª jornada.


Próxima Jornada (4ª jornada)
Sporting - Benfica
Padroense - FC Porto

FC Porto vence clássico (3-2) e continua invicto, Benfica soma mais 3 pontos

O FC Porto venceu o Sporting por 3-2 e continua invicto na Liga Zon Sagres, já o Sporting poderá ver o Braga fugir cada vez mais no terceiro lugar.

O Sporting até foi a primeira equipa a marcar por André Santos que após o remate viu a sua bola ser desviada para dentro da baliza não dando hipóteses ao guarda-redes Helton. Perto da meia hora de jogo o FC Porto reagiu e chegou à igualdade por Falcao que antecipou-se ao adversário e marcou de cabeça. 1-1 era o resultado registado ao intervalo.


A segunda parte abriu a todo o gás e Falcao voltou a marcar, canto curto com João Moutinho a conseguir entrar facilmente na grande área dos leões e cruzou para nova cabeçada do colambiano. Apartir do segundo golo o Sporting foi abaixo e os dragões voltaram a marcar, 10 minutos depois de entrar para substituir Falcao, Walter fez o 3-1. O Sporting reagiu de imediato e ainda se festejava o golo do Porto e o Sporting já reduzia para 3-2, resultado final.

O Benfica fez descansar grande parte dos titulares frente ao Beira-Mar e conseguiu uma vitória por 2-1. Sidnei e Jara fizeram os golos da equipa da casa, Yartey (jogador emprestado pelo Benfica) reduziu para os aveirenses.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Fundamentos de Bom Desempenho

Segundo Luís Freitas Lobo, no seu livro planeta do futebol, existem 5 fundamentos principais de bom desempenho para uma equipa de futebol. São eles:

- A relação com a bola independente da sua utilização. Pela forma de como é tratada tecnicamente, já se tira muitas conclusões

- A quantidade de oportunidades de golo criadas durante uma partida, através de jogadas elaboradas. Nada que inclua erros dos adversários ou bolas bombeadas.

- O controlo do ritmo de jogo, que se trata por aumentar ou diminuir o ritmo do jogo, jogando em ataque organizado ou em contra-ataque.

- Como defende. Nem vale a pena alongar muito. Uma das formas mais eficazes a defender, é à zona, porque a equipa joga por sí. Na marcação H-H, a equipa joga como o adversário quer.

- A relação entre a ordem e o talento. Na teoria, a ordem empata um jogo e o talento individual ganha o jogo.

Veja mais em http://onossofutebol.fansoccer.org/ e em teoriadofutebol.webs.com

Abraço

Queremos festa tuga na Liga Europa!!

Como já se previa Real Madrid e Schalke 04 confirmaram ontem a passagem às meis-finais da Liga dos Campeões, os merenges foram a Londres vencer o Tottenham por 1 a 0, com golo de Cristiano Ronaldo, na Alemanha o Inter não conseguiu bater o Schalke, o resultado final foi de 2-1 (Raúl, Howedes e Thiago Motta).


Na próxima fase iremos então ter o Man. Utd. contra o Schalke e o Real Madrid contra o seu grande rival espanhol Barcelona.



Hoje temos Liga Europa, as equipas portuguesas têm todas as condições para seguir em frente, o que seria um feito histórico para o nosso futebol.

O Benfica vai até à Holanda, segurar uma vantagem que alcançou na Luz (4-1). JJ vai apresentar o seu 11 de gala para tentar travar o PSV.


O Braga recebe os ucranianos do Dinamo de Kiev, um empate a zero basta para os minhotos passarem, mas Domingos já disse que não vai jogar para o nulo.


O FC Porto é quem tem uma vantagem mais confortavel uma vez que venceu em casa o Spartak por 5-1, na Rússia Villas-Boas vai com certeza gerir da melhor maneira este resultado.



Era fantástico ter 3 equipas portuguesas nas meias-finais de uma competição europeia, vamos esperar que isso aconteça. É importante que não joguem hoje a pensar já que está ganho,no Futebol tudo é possivel.


quarta-feira, 13 de abril de 2011

Próxima eleminatória já definida?

Depois das vitórias de ontem do Man. Utd por duas bolas a uma frente ao Chelsea (golos de Chicharito, Park e Drogba) e do Barcelona por um a zero diante do Shaktar (golo de Messi), hoje jogam Real Madrid e Tottenham em Londres e Inter x Schalke 04 na Alemanha.


Depois da goleada em Madrid o Real de Mourinho é o grande favorito para a passagem à próxima fase, onde vai encontrar o seu rival espanhol Barcelona.


No outro jogo de hoje o alemães do Schalke têm uma confortável vantagem, uma vez que venceram fora por 5-2 na 1ª mão, mas os italianos com certeza que partir em busca de dar a volta ao marcador.


Adivinham-se portanto os seguintes jogos nas meias finais da Champions League:

Manchester United vs. Schalke 04

Real Madrid vs. Barcelona

Televisão

A partir de hoje já é possível ver televisão pela internet. Os canais abaixo são rederecionados diretamente para a página de origem.







Mais informações no nosso fórum: onossofutebol.fansoccer.org

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Internacional: Noticias do dia

Espanha:



  1. Atlético de Madrid negoceia Turan (Galatasaray);

  2. Luis Aragonés gostava de regressar ao Atl. Madrid;

  3. Alberto Undiano Mallenco vai arbitrar a final da Taça do Rei entre Real Madrid e Barcelona;

  4. Nicola Rizzoli dirige Tottenham - Real Madrid para a Liga dos Campeões;

  5. Enzo Zidane (filho de Zinedine Zidane) cobiçado por Manchester United e Juventus.

Inglaterra:



  1. Inter prepara proposta por Nasri (Arsenal);

  2. Juventus apresenta proposta por José Bosingwa (Chelsea);

  3. Olegário Benquerença é o árbitro do Chelsea - Manchester United na Liga dos Campeões;

  4. Liverpool assegura contratação de José Enrique Sánchez (Newcastle);

  5. Roman Abramovich pondera venda de Fernando Torres por falta de golos;

  6. Tottenham quer vender Gareth Bale e fixa preço nos 33 milhões.

Brasil:



  1. Adriano já trabalha no Corinthians.

FC Porto sofre para vencer Portimonense (3-2), Benfica derrotado

O FC Porto deslocou-se a Portimão onde conseguiu uma vitória sofrida por 2-3, numa segunda parte emotiva onde se apontaram cinco golos. Mas conseguiu a sua 14ª vitória consecutiva.

O primeiro golo surgiu por Hulk que optou por uma jogada individual antes de fazer um remate em arco à entrada da área. A equipa da casa respondeu dez minutos depois por Rubens Fernandes que cabeceou a bola para o fundo da baliza de Beto, após cobrança de um canto.


O FC Porto reagiu de imediato e aos 61 minutos colocou-se novamente em vantagem por Falcao. O Portimonense voltou a responder através de um canto, e o avançado Mourad voltou a empatar o jogo. Essa igualdade só durou 2 minutos, os portistas responderam também de canto com o cabeceamento de Maicon a fechar a contagem.


O Benfica foi derrotado na Figueira da Foz por 2-1, jogo em que os encarnados aproveitaram para poupar jogadores.


A Naval foi a primeira a marcar por Bruno Moraes que aproveitou a má entrada do Benfica no encontro. O Benfica conseguiu ainda reagir antes do intervalo e Alan Kardec fez o golo do empate.


No segundo tempo o Benfica mexeu na equipa e fez entrar Weldon e Salvio, ainda assim foi a Naval a chegar novamente à vantagem por Marinho e deixou a equipa da Figueira da Foz a sonhar com a manutenção na primeira liga.

domingo, 10 de abril de 2011

Nacional de Juniores e Juvenis



Fase Final – Juniores (10ª jornada)
Guimarães – Leiria (1-1)
Braga – Porto (0-1)
Sporting – Gondomar (1-0)
Naval – Benfica (0-4)

O Leiria foi a Guimarães surpreender a equipa local e arrancou um empate a uma bola.
O Braga recebeu o FC Porto e perdeu por 0-1, o Porto que assim continua na frente, com uma vantagem de 4 pontos.
O Sporting não podia perder pontos e venceu por uma bola a zero o Gondomar.
O Benfica foi `a figueira golear a Naval por 4-0.

Classificação:
1 – FC Porto com 27 pontos
2 – Sporting com 23 pontos
3 – Benfica com 18 pontos
4 – Guimarães com 17 pontos
5 – Braga com 15 pontos
6 – Gondomar com 8 pontos
7 – Naval com 4 pontos
8 – Leiria com 4 pontos


Na próxima jornada:
Benfica – Guimarães
Leiria – Braga
Porto – Sporting (caso o Porto vença fica muito próximo do título, caso o Sporting vença pode aproximar-se do Porto)
Gondomar – Naval


Fase Final – Juvenis (2ª jornada)
Sporting – Porto (0-0)
Padroense – Benfica (0-1)

O Sporting que ainda não tinha qualquer ponto, recebeu o Porto e empatou a zero.
O Benfica foi jogar ao campo do Padroense e venceu por 0-1.

Classificação:
1 – Benfica com 6 pontos
2 – FC Porto com 4 pontos
3 – Sporting com 1 ponto
4 – Padroense com 0 pontos


Na próxima jornada:
Benfica – Guimarães
Leiria – Braga
Porto – Sporting (caso o Porto vença fica muito próximo do título, caso o Sporting vença pode aproximar-se do Porto)
Gondomar – Naval

Yannick bisa e garante vitória do Sporting

O Sporting regressou ontem às vitórias ao bater a Académica por 2-0, Yannick Djálo foi o melhor em campo ao apontar os dois golos do encontro. Os leões subiram provisóriamente ao 3º lugar.

Peiser, guarda-redes da Académica teve trabalho desde cedo, com a boa entrada do Sporting no jogo criando várias ocasiões para marcar. Ainda assim o golo só apareceu aos 33 minutos por Djálo. Dois minutos depois novo golo do Sporting, Vukcevic conseguiu isolar Djálo que aproveitou o adiantamento de Peiser e fez um chapéu.


Os estudantes respondiam de bola parada e por duas vezes obrigou Rui Patricio a grandes defesas.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Internacional: Noticias do dia

Inglaterra:



  • Nani nomeado para melhor jovem jogador do ano

  • Gary Neville nomeado embaixador do Manchester United

Espanha:



  • Marroquino Adel Taarabt pode ser o primeiro reforço para a próxima época

  • Fernando Hierro deixa Federação espanhola

Itália:



  • Juventus prepara proposta por Neymar (Santos)

  • Miguel Veloso apontado como o sucessor de Pirlo no AC Milan

Alemanha:



  • Bayern Munique disposto a chegar aos 14 milhões por Gyan

  • Werder Bremen e Hannover correm por Fernando Meira (Zenit)

Curiosidades: Comemorar um golo!

Existem várias formas de comemorar golo. Abraçar, saltar, levantar as mãos, dar uma sapatada no rabinho alheio, beijar e até mesmo soltar palavrões em alto e bom som. Depois de analisar as reações de jogadores de futebol durante os penaltis em 151 jogos pesquisadores da Universidade de Groningen, na Holanda, descobriram que as equipas que comemoram mais calorosamente após fazer golos têm mais hipóteses de ganhar.

De acordo com o estudo, fazer um golo e comemorar levantando os dois braços, em vez de um só, por exemplo, faz com que o jogador da outra equipa fique duas vezes mais propenso a errar o próximo remate. Os investigadores observaram também que as equipas cujos jogadores olhavam para baixo após fazer golo, sem festejar, temdiam a sair do campo como derrotados. “Quanto mais entusiasmado alguém é na hora de celebrar o sucesso com os companheiros da equipa, maiores as hipóteses que a sua equipa tem em ganhar”, diz o líder do estudo, o doutor Gert-Jan Pepping. Ele explica que o comportamento empolgado “infecta” o resto da equipa com uma atitude positiva. “Também importante,a outra equipa fica mais insegura”, aponta – efeitos que, associados, melhoram a performance geral da equipa que festeja.

Pesquisas anteriores já demonstraram que essa reação, que eles chamam de “contágio emocional”, é comum também em outros desportos, como voleibol e andebol – ainda que as comemorações tenham “regras” diferentes de um para outro. Fonte: portaldascuriosidades.com

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Golo de Dejan Stankovic

Mais um grande golo de Dejan Stankovic. Estupendo!!!



E este do Beckham?



Ou Alonso



Katsouranis é para os livres. ( No lance, o jogador tenta tirar a bola de Carlos Martins e chuta contra a baliza)



E este é extremamente longo, do tipo, entre balizas!

Liga Europa: FC Porto e Benfica goleiam, SC Braga em vantagem

O FC Porto recebeu e goleou o Spartak Moscovo por 5-1 com Falcao a estar em destaque ao fazer um hat-trick e reforçando a posição de melhor goleador da competição. Varela e Maicon apontaram os outros tentos que deixam os dragões com um grande passo na meia final.

O Benfica também jogou em casa frente ao PSV e conseguiu golear por 4-1, com uma grande exibição de Salvio que bisou. Aimar também efectuou um bom jogo marcando por uma vez e Saviola a marcar o quarto golo. Um erro de Roberto fez com que os holandeses reduzissem.


O Braga não foi alem de um empate a uma bola mas é a equipa portuguesa que está em vantagem na eliminatória com o golo apontado fora. A entrar mal no encontro o Braga sofreu o golo logo aos 6 minutos, sete minutos depois os minhotos chegariam à igualdade com alguma sorte aproveitando a infelicidade de Gusev que introduziu a bola na própria baliza. Até ao final do encontro registo para a expulsão de Shevchenko que deixou o Dinamo reduzido a 10 jogadores.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Mas que golos magníficos

Estes são daqueles golos que nunca se repetirão na carreira de qualquer jogador. Que maravilha! Qual será mais difícil?




Liverpool "pesca" reforços no Benfica

Avançado hoje pelo Daily Mirror, o Liverpool está a pensar em contratar o argentino Nico Gaitan no final da época.

O jogador contratado no verão ao Boca Juniores, tem estado em grande destaque no Benfica e o golo frente ao PSG que colocou o Benfica na próxima fase da Liga Europa terá convencido os responsáveis ingleses a avançar com uma proposta de 16 milhões de euros.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Amor à camisola

Estamos numa era que, por muito amor que um atleta tenha ao seu clube do coração, existem sempre fatores que os fazem escolher outros caminhos. Mas há sempre exceções.  Joseba Etxeberria é um grande exemplo na dimensão futebolística.




Apesar de já se terem passado dois anos, os dados estão corretos.

Aos 17 anos, Etxeberria muda-se do Real Sociedad para o Atletico de Bilbao. Cerca de 14 temporadas depois, 474 jogos e 101 golos, via o contrato acabar em Junho de 2009, mas decidiu renovar o contrato por um ano, com a particularidade que não receberá nenhum dinheiro por parte do clube. Também se retiraria no fim do contrato, cumprindo 15 anos pelo emblema do seu coração.

Numa citação duma afirmação do jogador: "Com tantos anos no Atlético como eu tenho tu dás conta de que não é apenas um clube de futebol, percebes que existem muitas pessoas por detrás do clube e da sua filosofia. Foram anos muito felizes para mim e para a minha família e eu quero devolver, desta forma, tudo o que recebi"

No entanto, os estatutos da Liga de futebol profissional não permitem que um jogador jogue gratuitamente. Assim, foi assinado um contrato com ordenado mínimo de 105.000 euros por época. Este valor foi depois doado ao clube de San Mamés.

Este é um grande exemplo de amor à camisola. Recebia 2 milhões por época, passou a não receber algum. Outros, mesmo com a conta bancária recheada para toda a vida, procurariam outros clubes para continuar a receber ordenados chorudos. Etxeberria manteve-se assim no seu clube do coração a receber zero.

Um excelente exemplo nos dias que correm.

Abraço

Relatório de André Villas-Boas

Este é o relatório de André Villas-Boas que foi tornado público, ainda ele era treinador adjunto de José Mourinho no Chelsea.

Já tem algum tempo, mas vale sempre a pena ver ou rever o relatório de pré-jogo.

Competição: Barclays Premiership.
Data: 19-11-2005.
Jogo: Chelsea vs Newcastle.

ORGANIZAÇÃO OFENSIVA:
Equipa organizada em 4x4x2 ou 4x4x2 losango. Esquema inconsistente, mas com bons resultados. Motivação + grande espírito. Muita vocação ofensiva e agressividade, sempre com pensamento de jogo atacante e de manter o ritmo alto. A construção de jogo é sempre rápida e objectiva, com momentos de posse explosiva ou jogo directo para Michael Owen em profundidade. Incrível eficiência na 4ª fase e poder de fogo tremendo com dois dos melhores avançados do mundo (cruzamentos!!!).

Construção de jogo curto tem o 1º passe para os centrais. São extremamente vulneráveis na 1ª fase quando sob pressão. Boumsong comete erros básicos ao fazer o 1º passe para Scott Parker ou Emre. Construção de jogo longo é uma ameaça. Shay Given põe a bola com precisão na cabeça do Alan Shearer. Objectivo é sempre servir o movimento de Owen (já está a correr quando a bola ainda está no ar). As segundas bolas são muito agressivas com Emre e Parker a reagirem rapidamente e a organizarem desde logo o jogo.

Da 2ª para a 3ª fase, há um padrão na construção do jogo. Normalmente envolve uma abordagem mista de jogo directo com posse de bola e jogo curto. Os centrais gostam de jogar nos laterais, para que estes corram com bola. Se o espaço for apertado, o Owen vai fugir para os flancos (normalmente o lado direito) para receber. Outro padrão é quando o Emre e o Parker descem para receber a bola e pô-la em profundidade nos avançados. (Ambos com boa visão de jogo – importante retirar profundidade).

Pela natureza do sistema de jogo, um dos médio-centro envolve-se em penetrações pela zona central. Normalmente é o Emre – importante estar atento ao lado direito.

Solano raramente abre na linha. Prefere actuar como 3º médio, entre linhas, atrás dos avançados. Chega com bom timing nas costas dos defesas, pelo que liberta os avançados, com passes perigosos entre as nossas posições. Quando não consegue fazer isso, por a defesa estar apertada, dá espaço para a entrada de Stephen Carr que vem de trás para cruzar (importante a acção do nosso extremo na cobertura).

No outro lado, N’Zogbia é um extremo puro. Dá largura, recebe a bola aberto na esquerda. Ataca os laterais. Incrível qualidade no 1x1. Domina todos os tipos de comportamento para um extremo. Grande qualidade nas diagonais quando Shearer desce até ao meio-campo. Aparece bem ao 2º poste para finalizar.

Esperar sempre combinações entre os 2 avançados, Shearer e Owen. Muita agressividade e velocidade.

Nos momentos em que Owen abre na linha, Shearer recua para lhe dar a bola. Eles dominam esta rotina, pelo que é importante para nós termos mecanismos de defesa (centrais a fechar bem por dentro) para as segundas bolas enviadas por Shearer(tanto de cabeça como segurando o defesa, virando-se e fazendo o passe). Os movimentos do Owen são imprevisíveis, porque tanto podem acontecer nas costas como na cara da defesa. É importante antecipar mas com certeza na decisão.

Cada cruzamento é uma situação perigosa. É por isso que devemos evitá-los. O movimento normal é de ataque diagonal. Owen surge ao 1º poste vindo do 2º (golos frente ao Blackburn e ao West Brom). Shearer gosta de atacar na marca do penalty (usa o corpo e a força para se libertar dos defesas).



TRANSIÇÃO OFENSIVA:
Mudança de atitude rápida e agressiva. Movimentação de Owen em profundidade é a principal ameaça. Da zona defensiva, preocupam-se em vê-lo e pôr a bola nas nossas costas imediatamente. Quando não podem começar logo o ataque, dão inicio à posse de bola, com Emre e Parker como referências para a organização.

Incrível dinâmica colectiva. Avançam rapidamente e com apoios. Particularmente o central que vem detrás, que sobe para meter a bola na área.

Na defesa, cometem erros e acusam tremendamente a pressão dos adversários – Momento ideal para matar a construção e explorar!

Transições do Guarda-Redes. Passe longo imediato para as costas ou contra-ataque para as alas ou para o central em jogo curto. Importante bloquear ou antecipar.

ORGANIZAÇÃO DEFENSIVA
Equipa organizada como um bloco médio. Grande vocação ofensiva deixa-os expostos ou com desvantagem numérica – quando perdem a bola, há muitos jogadores fora das posições. Equipa que mistura agressividade com passividade, dependendo do opositor. Às vezes parece que dão iniciativa. Quando acreditam terem o jogo controlado, rapidamente mudam de atitude.

Podemos ser bem sucedidos na construção de jogo longo, se jogarmos pelas alas ou pelo centro antes da zona dos centrais, onde Parker e Emre estão. Estas situações permitem ganhar a 1ª bola no ar e tirar vantagem daí.

Pressão do meio-campo depende do sistema usado. Se jogarem no 4x4x2 clássico, o comportamento tem dois momentos distintos: 1) na 1ª e 2ª fase, se o opositor joga a bola pelo meio-campo, pressionam forte e obrigam a errar. 2) quando o opositor já está no ataque, não pressionam tanto e deixam ficar o bloco compacto, com muita gente no centro, à espera de erros. Se jogarem em losango, vão ser muito mais agressivos, o espaço no centro do terreno é menor e jogar pelo meio envolve mais riscos de perder a bola (por outro lado, os nossos centrais têm mais liberdade para jogar).

Defesa altamente inconsistente tanto em termos individuais (Boumsong principalmente!) como em termos de coordenação colectiva. Misturam marcação à zona com marcação individual do Boumsong. Por andar atrás dos avançados, raramente dá cobertura ao Babayaro, pelo que ficam mais fracos do lado esquerdo. Com o Babayaro importa usar o drible, ritmo e explosão nas mudanças de direcção, porque é lento a reagir. 1x1 fácil!

Given é inconstante. As segundas bolas de cruzamentos ou remates são frequentes, por isso é importante os avançados acreditarem e aparecerem ali.



TRANSIÇÃO DEFENSIVA - APÓS PERDER A POSSE DA BOLA:
Mudança de atitude média, mas a equipa está muito partida, principalmente do lado direito onde têm dois jogadores que não conseguem recuperar rapidamente as posições (Carr e Solano). Isto obriga o Parker a ser o único a cobrir as nossas transições, mas é muito espaço só para ele sozinho.

Na esquerda, N’Zogbia tem uma transição defensiva excelente e recupera rápido ou fecha no meio-campo- isto acentua a importância de matá-los no lado direito.

A defesa pode ser posicionada alta no campo. Há espaços nas costas, que podemos explorar. Podem tentar o fora-de-jogo, mas muitas vezes com maus timings e maus julgamentos por parte dos 2 centrais.



BOLAS PARADAS - A FAVOR:
Provável jogada estudada no pontapé de saída. Bola longa para os avançados ou extremos.

Livres laterais metidos na área pelo Emre, N’Zogbia ou Solano. Todos têm capacidade para cruzar bem. Normalmente 4 jogadores atacam a bola na diagonal + uma entrada mais tarde de um dos 2 jogadores que ficam à entrada da área. Movimentos perigosos de Owen e Shearer. Qualidade nas segundas bolas fora da área- remates imediatos – importante parar!

Muitas opções nos livres frontais (atenção às combinações também). Indirectos são um toque para o remate forte e preciso do Shearer. (atenção).

Emre pode meter a bola a contornar a barreira para o poste mais longe do GR e do lado esquerdo o Solano pode fazer o mesmo. Atenção ao Owen nas segundas bolas!

Os cantos são batidos pelo Emre, Solano ou N’Zogbia. Não só nas diagonais, há jogadores a aparecerem ao 2º poste (Titus Bramble principalmente)! O Owen tenta atrapalhar o GR, mas pode aparecer ao 1º poste também. Shearer é sempre ameaça. Atenção às combinações com o Carr. Ele fica atrás, mas se adormecermos ele aparece perto e cruza de primeira à procura da surpresa.

Lançamentos laterais longos são perigosos com o Carr a meter no Shearer, na área, que ou finaliza ou mete no Owen. Este sempre nas segundas bolas!



BOLAS PARADAS - CONTRA
Nos livres laterais eles põem dois jogadores na barreira (não saltam), N’Zogbia no espaço, não deixam ninguém na frente mas são rápidos no contra. Todos os outros marcam homem-a-homem.

Nos livres frontais põem 5 homens na barreira (não saltam). Põem um jogador livre, fora da área, para evitar combinações. Não fica ninguém na frente. Os outros marcam homem-a-homem.

Nos cantos, Carr no primeiro poste e Solano no outro. N’Zogbia fica no espaço entre o canto e o primeiro poste. Owen e Emre ficam fora da área. As transições começam com eles - importante controlar o movimento deles se perderemos a bola.

Se o Shearer for o homem a ficar no espaço, explorar menos um homem alto na marcação. Podemos tirar partido das bolas paradas!

Given fraco nos cruzamentos. Frequentemente soca a bola para limpar o lance.


OUTRAS OBSERVAÇÕES:
Luque está de fora agora, mas talvez ainda recupere (banco provável).

Equipa em bom momento. Motivado e finalmente a encontrar equilíbrio. Importante manter atenção à alta intensidade de jogo.

Muita rapidez e alerta nas segundas bolas – depois de ganharem a bola têm soluções e tentam meter no Owen em velocidade.

Más transições defensivas e bolas paradas. Deixam jogadores atrás para terem superioridade, mas não conseguem lidar com o contra-ataque no espaço. É ainda mais evidente do lado do Babayaro – podemos matá-los por aqui.

Substituições não implicam alteração do sistema. Mas o losango pode sempre ser opção para eles. Jogadores do banco têm qualidade técnica e podem decidir o jogo. Kieron Dyer e Lee Bowyer são dinâmicos e assumem sempre os papéis que fazem uso da mobilidade. Ameobi é uma ameaça no ar e bolas paradas. Luque tem técnica.

Owen persegue as bolas perdidas e os passes atrasados para o GR (grande perigo)!


E é tudo, por agora.

Abraço

Sub-19 abandonam apuramento com vitória

http://www.abola.pt/img/fotos/treinadores/monicajorge2.jpg
A selecção nacional de futebol feminina despediu-se hoje do apuramento para o Europeu da categoria em 2011 com uma vitória sobre a Croácia por duas bolas a uma.
Laura Luís, autora dos dois tentos lusos, acabou por ser a figura do encontro, que teve um final verdadeiramente empolgante e que voltou a deixar uma imagem muito positiva da jovem formação portuguesa.
O golo da Croácia foi apontado por Sasa Klaric
As palavras da seleccionadora portuguesa:
«Fomos, sem sombra de dúvidas, a melhor equipa em campo. Tivemos mais posse de bola, controlámos as acções do jogo quase durante os 95 minutos de duração da partida e estivemos sempre mais perto do golo».

Internacional: Noticias do Dia

-Bayer Leverkusen pondera contratação de Fernando Meira(Zenit) -Vieirinha(PAOK) interessa à Udinesse -Bjorn Kuipers(HOL) vai arbitrar o Dinamo Kiev-SC Braga -Serge Gumienny(BEL) dirige FC Porto-Spartak Moscovo -Paolo Tagliavento(ITA) no Benfica-PSV -900 bilhetes para a meia-final da Taça de Inglaterra roubados -Éboé(Arsenal) pode rumar ao Tottenham -Mourinho segue Clichy -Quando terminar a carreira, Raul quer voltar a Madrid como dirigente -Real Madrid e Barcelona defrontam-se dia 16 de Abril para a Liga Espanhola -Parma troca de treinadores, Pasquale Marino sai e Franco Colomba entra -Almeria demite José Luis Oltra -Ancelotti quer continuar a comandar o Chelsea -Manuel Cajuda renova com o Sharjah

FC Porto Campeão Nacional 2010/2011


O FC Porto sagrou-se no Domingo Campeão Nacional no reduto do seu rival, no estádio da Luz, onde a Luz por si se apagou.

O FC Porto conquistou assim o seu 25º Campeonato Nacional, e foi um justo vencedor, não só pelas suas vitórias, mas também pelo futebol jogado. O Jogo desenrolou-se normalmente, em que o Dragão venceu com justiça por 2-1 (golos apontados pelo Guarin e Falcão), e com um frango momental do Roberto. "Continua assim Roberto".

Lamentável, foi no final da partida, terem desligado as luzes e ligado a rega. Para quem dizia que eram os melhores do Mundo, o porquê desta reação? Esta reação é de uma criança! Apenas LAMENTÁVEL!

MESMO ASSIM NÃO ESTRAGARAM A FESTA AZUL E BRANCA!

Parabéns a todos os Portistas!

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Internacional: Noticias do dia

Aqui ficam as noticias de hoje pelo futebol internacional. O ex-seleccionador de Portugal, Carlos Queiroz, assumiu o comando da Selecção do Irão Mourinho vai utilizar CR7 no jogo de amanha frente ao Tottenham para a Liga dos Campeões Rio Fernand (Man Utd) surpreendido com o grande momento de forma de Nani vota nele para melhor jogador do ano da Premier League Cavani (Nápoles) está com veia goleadora e tem despertado interesse de colossos ingleses Abidal já começou a fazer a recuperação no relvado depois da operação Japão renunciou ao convite para participar na Taça América Presidente do Sharjah quer manter Manuel Cajuda no comando da equipa

Alta Pressão

Hoje foi um dia histórico. Bom para uns e maus para outros. Enquanto o Sporting Clube de Portugal acabava o jogo a sofrer um golo no último minuto, pouco mais de hora e meia depois, o Sport Lisboa e Benfica mandava uma bola ao poste. Uma bola que, se a trajetória fosse desviada uns centímetros, a equipa da casa não só não perdia o jogo, como evitava que o adversário se sagrasse campeão...

Aquilo que aconteceu hoje, já faz parte dum percurso, embora curto, mas preocupante. Vejamos: o Sporting Clube de Portugal é eliminado da Liga Europa no último minuto; derrotado pelo rival lisboeta no último minuto; e agora perde o instável terceiro lugar, novamente no último minuto. Podemos ainda juntar algumas afirmações de membros do clube. Segundo Carlos Freitas, a equipa do Sporting Clube de Portugal têm problemas psicológicos. Ou pior ainda, Helder Postiga afirma que os jogadores têm de se auto-motivar diariamente. A situação do balneário é bastante grave.

" O problema não é o treinador"; "Não há dinheiro"; "O Sporting atravessa uma crise como a de Portugal, Grécia e Irlanda"; "O plantel é fraco" - são afirmações que se ouvem por aí. Neste momento a equipa está sob uma pressão extrema. Faz falta alguém que carregue com a pressão, e que liberte os jogadores, desmotivados. O ultimo treinador não o conseguiu, e o atual treinador, a cumprir funções temporárias também não está a mostrar resultado, embora que necessite de mais tempo. E é isso mesmo que a equipa precisa: de um treinador esforçado, de um líder.

Existem três premissas fundamentais que fazem dum homem treinador do séc. XXI. São elas visão de jogo, conhecimento tático e liderança. Por muito bom que seja um treinador, se não juntar estes três conceitos, dificilmente terá o sucesso desejado. Muitos criticam o Mourinho com a desculpa de lhe darem a equipa que quer. Estão à vontade. Não há muitos que façam melhor, pois esse homem apresenta uma característica, que é aquela que provavelmente tem mais peso: liderança.

É habitual ver os seus jogadores nos jornais a elogiá-lo, como que um sinal que estão do lado do treinador. Podemos recuar até à eliminação do Sporting frente ao Benfica para ver uma equipa com excelente moral, pois queriam ganhar o jogo e lutaram até ao fim. Foi a melhor exibição da época.

Basta um homem, um treinador, capaz de fazer a equipa correr, lutar por um objetivo em comum, que os resultados serão outros. A partir desse aspecto, mas que não é o único fator, a equipa é mais valorizada, mais respeitada e mais capaz. Mais adeptos entram no estádio, os patrocínios são mais vantajosos, as receitas pela venda dos jogadores e tantas outras formas de fazer dinheiro vêm ao de cima. No poupar é que está o ganho, mas no investimento está o lucro e a evolução.

Abraço

FC Porto Campeão Nacional 2010/11 (video)

Aqui o video feito pelo FC Porto ao celebrar o titulo de Campeão Nacional 2010/11, o 25º titulo da história do clube.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Nacional de Juniores

9ª Jornada:
Benfica – Leiria
Porto – Guimarães
Gondomar – Braga
Naval - Sporting

Benfica que vem de duas derrotas seguidas contra os seus mais directos adversários, vai querer ganhar o jogo e manter-se na luta pelo título de Juniores, mesmo que muito difícil, e vai receber nesta jornada o último classificado o Leiria.

Porto vai lançado na frente com mais 4 pontos do 2º classificado, o Sporting, vai receber o Guimarães a única equipa que venceu o Porto nesta fase e vai tentar fazer o mesmo, mas o Porto quer ser campeão e vai lutar até não ter mais forças.

Sporting vai se deslocar à Figueira, para defrontar a Naval, o Sporting não vai querer descolar do Porto e vai querer ganhar a partida para manter-se na luta e fazer pressão ao Porto.

Na 1ª volta o Braga ganhou por uma bola a zero o Gondomar, veremos qual o resultado deste jogo.

IFFHS: FC Porto a melhor equipa mundial de Março

O IFFHS elegeu o FC Porto como a melhor equipa do mês de Março, tendo obtido uma vitória em todos os jogos. As boas prestações fizeram os dragões subirem 5 posições no ranking geral desta entidade, passando a ocupar o 4º lugar. O Braga foi a segunda melhor equipa subindo do 66º para o 41º lugar. Benfica e Sporting desceram algumas posições. Classificação: 1. (1.) Inter, 292,0 2. (2.) Barcelona, 290,0 3. (3.) Real Madrid, 264,0 4. (9.) FC Porto, 245,0 5. (5.) Internacional Porto Alegre, 238,0 6. (6.) Manchester United, 237,0 7. (4.) Bayern, 236,0 8. (11.) Zenit, 230,0 9. (7.) Estudiantes, 227,0 10. (14.) Villarreal, 224,0 11. (8.) Liverpool, 222,0 ... 41. (66) SC Braga, 169,5 42. (36) Benfica, 168,5 63. (50) Sporting, 148,5 167. (181) Marítimo, 93,0