Pedro Mendes foi formado nas escolas do Vitória de Guimarães, estreou-se como jogador profissional num empréstimo ao Felgueiras na época 1998/99 tendo regressado ao Guimarães no ano seguinte onde conseguiu um lugar no plantel principal.
Apesar do jogador apresentar grande talento, a importância do jogador na equipa não foi imediata, sendo só na época 2001/02 que conseguiu a titularidade na equipa de Guimarães.Na época 2003/04 transferiu-se para o Futebol Clube do Porto, onde foi campeão nacional e vencedor da liga dos campeões, sob o comando de José Mourinho. Após a conquista do prestigiado troféu europeu, Pedro Mendes foi uma das muitas estrelas do Porto que saíram do clube, onde rumou a Inglaterra para representar o Tottenham Hotspur onde actuou até 2006,onde a sua relação com o treinador degradou e o jogador português decidiu abandonar o clube e transferiu-se para o Portsmouth onde foi uma das principais figuras. Em 2008 trocou o campeonato inglês pelo escocês, onde foi representar o Rangers.
Na época 2009/10 o Sporting foi buscar o médio ao Rangers na reabertura do mercado de inverno, clube que ainda representa e onde trás uma boa estabilidade no meio-campo.
Apesar da sua brilhante carreira internacional nunca deixou de lembrar as suas origens e faz questão de mencionar em todas as suas entrevistas que deseja um dia voltar a representar o clube do seu coração, o Vitória de Guimarães.
Foi na época 2002/2003, na sua última temporada em Guimarães que se estreou na Selecção principal de Portugal, na altura treinada por Agostinho de Oliveira. Depois disso o jogador foi chamado por diversas vezes à selecção. Sob o comando de Luís Felipe Scolari o jogador só esteve presente numa convocatória. Quando se transferiu para o Porto não mais voltou a ser chamado.
5 anos após a sua última convocatória, volta a ser chamado por Carlos Queiroz para os jogos de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2010, e convocado recentemente para estar presente no Mundial 2010.
No total da sua carreira o internacional português conta com vários títulos pelos diversos campeonatos onde marcou presença.1 campeonato nacional português, 1 Supertaça Cândido de Oliveira, 1 Liga dos Campeões, 1 taça de Inglaterra e 1 campeonato escocês.
3 comentários:
Gande jogador este.
o Senhor da experiencia.
SD
Desculpem lá, mas Pedro Mendes têm feito algo de especial nos clubes por onde passou ??
Para mim é um bom jogador, mas igula a milhares que andam por ai.
O desiquilibrio desta selecção de Queiróz poderá estar na falta de classe do seu meio campo defensivo...não é à toa que Queiróz quer colocar Pepe a trinco......
Mattos...paixaodabola.blogspot.com
Eu considero um jogador razoável,na sua passagem pelo FC Porto foi um dos grandes jogadores que ajudou a vencer a Liga dos Campeões.Tem boa experiencia e tem ajudado o Sporting desde Janeiro.
Enviar um comentário