domingo, 4 de julho de 2010

Futebol TotalmentNosso: Moutinho – uma questão de prestígio

Moutinho – uma questão de prestígio

Apresentação

Antes de iniciar a escrever o post quero agradecer por O Nosso Futebol me dar a oportunidade de expandir as minhas ideias e conhecimentos. Como alguns sabem sou Filipe Carvalho e sou autor de um blogue, também ele sobre o desporto rei (Filipe Futebol Total). O mundial está em curso, a colaboração era para iniciar ao fim deste mesmo mas com um assunto tão badalado como o de João Moutinho decidi antecipar a data de postagem. Espero que gostem e desfrutem sempre.

Moutinho – o mal amado

João Moutinho estreou-se há já algum tempo em Barcelos num jogo contra o Gil Vicente, foi pela mão de Peseiro que o agora “Mal Amado” de Alvalade fez a sua estreia ao mais alto nível. A notoriedade com que foi progredindo na carreira e sobretudo nas exibições fez os adeptos sportiguistas augurarem-lhe um futuro risonho. A verdade é que de leão ao peito ele nunca foi campeão nacional. Entretanto com o passar do tempo ganhou a braçadeira de capitão e tornou-se no símbolo de liderança da equipa, dando a cara a todos os problemas. Esta eventual mudança para o norte é vista de muitas formas por todos os adeptos. Há quem goste, quem não deixa de gostar, quem o passa a odiar e quem simplesmente não percebe. Eu sou adepto do 1º e último. Gosto porque admiro O João e sou um adepto do FCP. Por fim não percebo por uma simples razão: O Sporting ainda é rival dos dragões e está como se diz a entregar o ouro, neste caso, ao rival. Moutinho é uma das pérolas leoninas e vende-la ao FCP não é de todo um acto completamente lógico.

Má gestão de Bettencourt

Mais do que um acto de má gestão é um acto imoral. Ouvi dizer um dos adeptos leoninos a dizer: “ filho da casa, não é obrigado a ficar sempre nela”. Totalmente de acordo, mas quando se fala de mudar de casa e ir para a casa de um dos maiores rivais de sempre. Costinha ao que se diz trabalha quase de graça está no Sporting a ajudar o FCP? Penso que não, mas que parece isso, parece. Como director desportivo, tem capacidade para indicar jogadores a contratar (não percebo a politica de contratações do SCP) deveria também impedir estas situações. Imaginemos se Florentino Perez decide vender Ronaldo ao Barcelona ou se O Barça decide vender Messi ao clube de Madrid. Trata-se da mesma coisa apenas com menos mediatismo. Bettencourt tem ar de quem quer agradar aos amigos, e esta contratação não passa disso, agradar a Pinto da Costa. Não venham com as ladainhas de que é muito benéfico para o Sporting que pode vir a lucrar com a venda de Moutinho, se esperasse uma época podia valorizar e vende-lo a melhor preço. No entanto é uma faca de dois gumes, se tudo isto é muito bonito existe um factor que pode e com certeza anula tudo isto supra citado: a vontade do jogador. Se Moutinho quer sair e está com ideia fixa que quer sair o melhor é deixar sair mesmo, mas agora volta-se á grande questão: mas sair para o Porto? Pois, difícil de perceber eu sei.

O prestigio do FCP em relação ao SCP

Se nos últimos anos o Porto tem feito negócios absolutamente fantásticos, isso deve-se a dois factores quanto a mim: Porto tem contratado certo, compra jogadores de qualidade e sobretudo o prestígio que o FCP foi adquirindo ao longo dos últimos anos. Se uma equipa fora das fronteiras portuguesas tem conhecimento que o Porto faz sempre bons negócios é normal que a curiosidade aumente e assim pesquem mais facilmente no dragão. Já o Sporting é o contrário. Prestígio esfumou-se em Alvalade, a falta de títulos, sobretudo o título nacional, condiciona muito. Um exemplo, o Benfica é campeão e a cobiça pelos jogadores subiram em flecha. O Sporting precisa de uma grande época para entrar de nova na alta-roda europeia. Com tudo isto resume-se a transferência de Moutinho a uma palavra: desespero. O Sporting se continuar assim pode começar a perder o estatuto de grande do futebol português...


2 comentários:

Anónimo disse...

Boas, interessado numa parceria? Punha-te nos meus links e punhas o meu blog nos teus.

Se quiseres manda-me e-mail ou deixa um comentário lá no meu blog que é o seguinte: http://sitiodasaguias.blogspot.com/

Cumprimentos!, Gonçalo

Dfuse disse...

O Moutinho fez birrinha....ele sabia que não iria ser capitão de equipa com o novo treinador Paulo Sérgio e decidiu recusar-se a jogar.
Para mim, que sou Portista até estou satisfeito pq é de facto um grande jogador.
Ele já há uns anos tencionava sair de Alvalade, para o Everton, recordam-se???
Depois "brigou" com os sócios e etc bla bla bla
O Moutinho deu-se a vender ao FCP pq sabe que vai para um clube vencedor, um clube que o vai valorizar ainda mais
Para mim o grande objectivo dele foi sair do SCP para antes de terminar contrato no Porto ainda ser vendido para o estrangeiro
O SCP ficou certamente a perder ....terá direito a 30€ da venda se for vendido para o estrageiro
O Porto comprou por 10M, mas vai vender pelo dobrou ou mais....
PS: Bem vindo Moutinho