terça-feira, 5 de abril de 2011

Amor à camisola

Estamos numa era que, por muito amor que um atleta tenha ao seu clube do coração, existem sempre fatores que os fazem escolher outros caminhos. Mas há sempre exceções.  Joseba Etxeberria é um grande exemplo na dimensão futebolística.




Apesar de já se terem passado dois anos, os dados estão corretos.

Aos 17 anos, Etxeberria muda-se do Real Sociedad para o Atletico de Bilbao. Cerca de 14 temporadas depois, 474 jogos e 101 golos, via o contrato acabar em Junho de 2009, mas decidiu renovar o contrato por um ano, com a particularidade que não receberá nenhum dinheiro por parte do clube. Também se retiraria no fim do contrato, cumprindo 15 anos pelo emblema do seu coração.

Numa citação duma afirmação do jogador: "Com tantos anos no Atlético como eu tenho tu dás conta de que não é apenas um clube de futebol, percebes que existem muitas pessoas por detrás do clube e da sua filosofia. Foram anos muito felizes para mim e para a minha família e eu quero devolver, desta forma, tudo o que recebi"

No entanto, os estatutos da Liga de futebol profissional não permitem que um jogador jogue gratuitamente. Assim, foi assinado um contrato com ordenado mínimo de 105.000 euros por época. Este valor foi depois doado ao clube de San Mamés.

Este é um grande exemplo de amor à camisola. Recebia 2 milhões por época, passou a não receber algum. Outros, mesmo com a conta bancária recheada para toda a vida, procurariam outros clubes para continuar a receber ordenados chorudos. Etxeberria manteve-se assim no seu clube do coração a receber zero.

Um excelente exemplo nos dias que correm.

Abraço

Sem comentários: