sexta-feira, 8 de abril de 2011

Curiosidades: Comemorar um golo!

Existem várias formas de comemorar golo. Abraçar, saltar, levantar as mãos, dar uma sapatada no rabinho alheio, beijar e até mesmo soltar palavrões em alto e bom som. Depois de analisar as reações de jogadores de futebol durante os penaltis em 151 jogos pesquisadores da Universidade de Groningen, na Holanda, descobriram que as equipas que comemoram mais calorosamente após fazer golos têm mais hipóteses de ganhar.

De acordo com o estudo, fazer um golo e comemorar levantando os dois braços, em vez de um só, por exemplo, faz com que o jogador da outra equipa fique duas vezes mais propenso a errar o próximo remate. Os investigadores observaram também que as equipas cujos jogadores olhavam para baixo após fazer golo, sem festejar, temdiam a sair do campo como derrotados. “Quanto mais entusiasmado alguém é na hora de celebrar o sucesso com os companheiros da equipa, maiores as hipóteses que a sua equipa tem em ganhar”, diz o líder do estudo, o doutor Gert-Jan Pepping. Ele explica que o comportamento empolgado “infecta” o resto da equipa com uma atitude positiva. “Também importante,a outra equipa fica mais insegura”, aponta – efeitos que, associados, melhoram a performance geral da equipa que festeja.

Pesquisas anteriores já demonstraram que essa reação, que eles chamam de “contágio emocional”, é comum também em outros desportos, como voleibol e andebol – ainda que as comemorações tenham “regras” diferentes de um para outro. Fonte: portaldascuriosidades.com

Sem comentários: