segunda-feira, 4 de abril de 2011

Alta Pressão

Hoje foi um dia histórico. Bom para uns e maus para outros. Enquanto o Sporting Clube de Portugal acabava o jogo a sofrer um golo no último minuto, pouco mais de hora e meia depois, o Sport Lisboa e Benfica mandava uma bola ao poste. Uma bola que, se a trajetória fosse desviada uns centímetros, a equipa da casa não só não perdia o jogo, como evitava que o adversário se sagrasse campeão...

Aquilo que aconteceu hoje, já faz parte dum percurso, embora curto, mas preocupante. Vejamos: o Sporting Clube de Portugal é eliminado da Liga Europa no último minuto; derrotado pelo rival lisboeta no último minuto; e agora perde o instável terceiro lugar, novamente no último minuto. Podemos ainda juntar algumas afirmações de membros do clube. Segundo Carlos Freitas, a equipa do Sporting Clube de Portugal têm problemas psicológicos. Ou pior ainda, Helder Postiga afirma que os jogadores têm de se auto-motivar diariamente. A situação do balneário é bastante grave.

" O problema não é o treinador"; "Não há dinheiro"; "O Sporting atravessa uma crise como a de Portugal, Grécia e Irlanda"; "O plantel é fraco" - são afirmações que se ouvem por aí. Neste momento a equipa está sob uma pressão extrema. Faz falta alguém que carregue com a pressão, e que liberte os jogadores, desmotivados. O ultimo treinador não o conseguiu, e o atual treinador, a cumprir funções temporárias também não está a mostrar resultado, embora que necessite de mais tempo. E é isso mesmo que a equipa precisa: de um treinador esforçado, de um líder.

Existem três premissas fundamentais que fazem dum homem treinador do séc. XXI. São elas visão de jogo, conhecimento tático e liderança. Por muito bom que seja um treinador, se não juntar estes três conceitos, dificilmente terá o sucesso desejado. Muitos criticam o Mourinho com a desculpa de lhe darem a equipa que quer. Estão à vontade. Não há muitos que façam melhor, pois esse homem apresenta uma característica, que é aquela que provavelmente tem mais peso: liderança.

É habitual ver os seus jogadores nos jornais a elogiá-lo, como que um sinal que estão do lado do treinador. Podemos recuar até à eliminação do Sporting frente ao Benfica para ver uma equipa com excelente moral, pois queriam ganhar o jogo e lutaram até ao fim. Foi a melhor exibição da época.

Basta um homem, um treinador, capaz de fazer a equipa correr, lutar por um objetivo em comum, que os resultados serão outros. A partir desse aspecto, mas que não é o único fator, a equipa é mais valorizada, mais respeitada e mais capaz. Mais adeptos entram no estádio, os patrocínios são mais vantajosos, as receitas pela venda dos jogadores e tantas outras formas de fazer dinheiro vêm ao de cima. No poupar é que está o ganho, mas no investimento está o lucro e a evolução.

Abraço

Sem comentários: