quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Liga Europa: Sporting empata a zeros na Dinamarca


Pela primeira vez o Sporting não ganhou em solo dinamarquês e, disputados que estão dois jogos oficiais na temporada, a equipa de Domingos Paciência continua sem vencer esta temporada. O empate a zero é um resultado perigoso, embora os leões tenham provado na primeira mão que são superiores ao Nordsjaelland e que continuam a ser favoritos a seguir para a fase de grupos da Liga Europa.

Para a estreia europeia esta temporada, Domingos Paciência apostou no mesmo 11 que empatou em casa com o Olhanense, na jornada inaugural do campeonato. Desta vez o empate foi sem golos, mas, na verdade, os leões pouco fizeram para desfazer o nulo no marcador.

Apesar dos verdes e brancos terem controlado o jogo, praticamente do início ao fim, as oportunidades de jogo não abundaram, nomeadamente na primeira parte. Nos primeiros 45 minutos, João Pereira, numa das subidas ao ataque, foi quem teve a melhor ocasião, mas o guarda-redes do Nordsjaelland evitou que o número 47, capitão do Sporting na Dinamarca, inaugurasse o marcador.

A segunda parte, porém, foi melhor. Ao intervalo, Domingos deixou Jeffrén no balneário e lançou em campo Izmailov. Os leões passaram a jogar com mais velocidade e com outra dinâmica, características às quais o treinador do Sporting quis juntar criatividade quando Matías Fernandez, aos 60 minutos, entrou para o lugar de André Santos, mas o chileno não conseguiu acrescentar nada de novo ao jogo.

Mesmo assim, a etapa complementar foi jogada quase sempre dentro do meio-campo defensivo do Nordsjaelland. O Sporting controlou por completo as operações, mas não conseguiu desfazer o marcador, apesar das oportunidades protagonizadas por Hélder Postiga, André Santos e Yannick Djaló.

É certo, também, que o Sporting não fez muito por chegar ao golo. As ocasiões leoninas, à excepção da de Postiga, não foram flagrantes e o jogo veloz e verdadeiramente perigoso da equipa leonina na segunda parte apenas durou 15 minutos. Depois disso, o ritmo voltou a ser lento e logo se percebeu que muito dificilmente o resultado não seria o que se verificou: 0-0.

Por sua vez, o Nordsjaelland apenas se tornou mais perigoso no último quarto-de-hora, mas tal facto não impediu o Sporting de sair da Dinamarca com um empate a zero. Um resultado que permite à equipa de Domingos resolver o jogo em casa, embora um golo dos dinamarqueses em Alvalade possa complicar as contas.


Sem comentários: