terça-feira, 20 de setembro de 2011

Exercicio

Olá caros leitores d'O Nosso Futebol

Apresento um exercicio para a marcação à zona. Ideal para treinadores jovens

Tipo: Posicionamento defensivo
Espaço: Espaço de 60 x15 metros
Número: 8 jogadores
Material: 5 cones
Duração: 10-15 minutos
Dificuldade: Simples

Organização do exercício:

       Distribuição dos cones em distâncias iguais, numerados de 1 a 4. Cada cone corresponde a um par de jogadores, que obedecem à ordem do treinador.

Descrição:

       Os jogadores colocam-se dois a dois, com cada par em frente a um cone. À ordem do treinador, um dos jogadores efetua a ação de contenção ao cone, o segundo jogador efetua a cobertura defensiva ao primeiro jogador, e os restantes movimentam-se de acordo com o movimento dos dois jogadores e da respetiva ordem do treinador. Cada par corresponde a um cone, que está numerado, e movimenta-se em direção ao cone respetivo.


Grafismo:



Variações:
  1. Acréscimo de mais cones sinalizadores, mantendo a ligação de cada par a um ou mais cones;
  2. Acréscimo de atacantes, que trocam a bola entre si, ao invés da ordem do treinador. Os defesas seguem o movimento da bola e os cones são retirados;
  3. Após algum treino de princípios específicos, são acrescentados dois ou mais atacantes nas costa dos defesas. Os atacantes que trocam a bola tentam passá-la  aos atacantes nas costas, sem entrar na zona dos defesas.


         É um exercício simples, em que, após a definição do modelo de jogo pelo treinador, este vai treinar os jogadores conforme as suas ideias. Na imagem, os jogadores estão distribuídos em duas linhas que fazem lembrar o 4x4x2 em duas linhas, mas o exercício pode ser aplicado noutro esquema tático.
         Cada cone está numerado de 1 a 4. Se o treinador indica o cone 1, o primeiro par movimenta-se na direção desse cone e os restantes jogadores fecham o espaço lateral a esses dois jogadores.
         Com o tempo, e com outros exercícios que adaptem os jogadores ao seu modelo de jogo, nomeadamente os princípios específicos, o treinador pode acrescentar atacantes nas costas e na frente dos defesas, treinando a procura pelo espaço e o passe vertical, por parte dos atacantes (como nos passes para as costas da defesa durante um jogo). Ao mesmo tempo treina a contenção, a cobertura defensiva e a concentração por parte dos defesas, devido à complexidade da variação do exercício.
          É um exercício para treinar marcação à zona , pois a referência é a movimentação da bola. Respeita o princípio da especificidade, pois a equipa treina de acordo com o indicado pelo modelo de jogo.

Caso haja alguma dificuldade na leitura do exercício, podem obter a simbologia aqui


Tudo sobre Futebol, os métodos, os conceitos, os princípios, os processos e a teoria tática

Espero que gostem
Um grande abraço,
Valter Correia

Sem comentários: