domingo, 23 de outubro de 2011

10 de Janeiro de 1974

        Pelé, Maradona, Eusébio, Di Stéfano, Messi, Ronaldo. Entre estes e outrod que ficaram para história, hoje destacamos Teófilo Cubillas.

        Contratado ao Basileia, da Suíça, o peruano chega a Portugal para representar o FC Porto. Na altura, a transferência foi extremamente elevada, e por isso a direção portista precisou de arranjar dinheiro para cobrir a transferência.

        Os bilhetes subiram para 500 escudos em qualquer jogo da Primeira Liga ou da Taça de Portugal no estádio das Antas, foi criado um movimento chamado Fundo para o Cubillas em que qualquer pessoa podia comprar bilhetes antecipadamente, e até mesmo o FC Barcelona convidou o clube português para um particular em Camp Nou, a troco de 20 000 dólares. A condição, pois claro, levar Teófilo Cubillas


       Cubillas foi uma das estrelas do futebol peruano na década de 1970. Em 1972 foi eleito o melhor jogador sul-americano, ficando Pelé na segunda posição. Muitos consideram o peruando como o melhor jogador que já passou por Portugal. Deixou o futebol aos 36 anos ao serviço do Alianza de Lima. Um ano depois, acontece um tragédia, onde morrem todos os jogadores do clube. Teófilo volta ao clube por mais um ano, e terminou a carreira em 1988

       Marcos históricos:
  • Estreou-se no Alianza Lima como sénior com 16 anos
  • Melhor marcador da liga com 17, com 19  golos marcados em 1966
  • Melhor jogador su-americano em 1972
  • Antes de vir para Portugal, jogou pelo Basileia durante 6 meses, onde foi campeão
  • Chegou a Portugal para representar o FC Porto em 1974. Em três anos, apontou 65 golos em 108 jogos oficiais
  • Volta para o Alianza de Lima e sagra-se Bi campeão
  • em 1979, ruma ao Fort Lauderdale Strikers, nos estados unidos. Em cinco anos e após 59 golos marcados, sagra-se o melhor marcador da história do clube.
  • Durante a estadia nos EUA, contra o Aztecas de Los Angeles, Cubillas marca três golos em três minutos.
  • Deixou o clube em 1985, para voltar mais uma vez ao Alianza Lima
       Cubilas tem atualmente uma escola na Florida, onde vive atualmente.

       PS: Segundo fontes, acabou por sair do clube empurrado pelos próprios colegas, que não aceitavam o jogador na condição de mais bem pago do plantel. Pois é, a inveja levou um dos melhores jogadores que preencheram a história de Portugal.

Sem comentários: