sexta-feira, 4 de novembro de 2011

13 de Janeiro de 1988


        De tantas vezes falar da Taça de Portugal, desta vez vou falar de outro troféu. Um troféu que ainda é mais difícil de alcançar que uma Liga dos Campeões ou uma Taça Europa, pois para disputar esse troféu, uma dessas competições deve ser ganha.


        Refiro-me à Supertaça Europeia. Isso mesmo.


        Em 1988, o FC Porto apresentava-se fortíssimo. Com um título europeu na montra (Taça dos Campeões) e o título do mundial de clubes, a equipa portuguesa vai disputar mais um título para juntar à sua coleção.


        O adversário - o FC Porto disputava esta taça contra o Ajax, vencedor da taça das Taças. De uma época para a outra, ambas equipas perdem os seus maiores talentos. Bergkamp é o substituto de van Basten para o Ajax, e em Portugal Ivic, no ligar de Artur Jorge, faz de Rui Barros o novo Futre.


        A final - A final era constituída por dois jogos, um em cada estádio de cada equipa. Na primeira mão, disputada em Amesterdão a 24 de Novembro, Rui Barros faz o único golo do jogo. A segunda mão, joga-se nas Antas. O resultado repete-se: 1-0 para o FC Porto, com golo de Sousa.


        E assim Portugal tem mais um título europeu.

Sem comentários: