quarta-feira, 2 de novembro de 2011


    Olá a todos.

       Nesta quarta-feira, para meu agrado, recebi uma mão cheia de visitantes. Entre eles, uma fonte, com origem num motor de busca, procurou a seguinte frase: "qual linha se refere a um princípio de ataque"


        Espero que este artigo consiga matar a curiosidade e que possa ajudar, principalmente o internauta que assim procurou.


        Como já escrevi anteriormente, basicamente o futebol é feito de princípios. Princípios gerais, operacionais, fundamentais, princípios de treino, etc, que se dividem em sub princípios e sub princípios dos sub-princípios.


        Desmontando esses princípios, tendo em conta os princípios ofensivos específicos que o autor procurou, os princípios são: penetração, cobertura ofensiva, mobilidade, espaço. Esses princípios não se definem a linhas, nem a sua aplicação deve ser efetuada numa zona baixa ou elevada do terreno. Dependem sim, da situação em questão ou seja, das ações e conjuntos das ações que estão a decorrer em determinado momento.Vou escolher dois exemplos de situações distintas. Após uma recuperação de bola em nenhuma zona do campo específica e em zona média onde três jogadores tentam ultrapassar três opositores.

_________________________

Exemplo 1:

       A equipa acaba de recuperar a bola, o portador passa a bola para uma zona mais segura, retirando-a da zona de pressão. Até aqui tudo normal.



   O novo portador corre com a bola. Esse é o princípio da penetração. Um colega de equipa, junta-se para apoiar o portador da bola, pois o adversário aproxima-se, cumprindo assim o princípio da cobertura ofensiva. Da parte do adversário, o primeiro adversário entra em contenção para impedir ou tentar impedir o portador da bola de tomar decisões com tempo e espaço, e um segundo adversário entra em ação para marcar o segundo jogador da equipa atacante, cumprindo o princípio da cobertura defensiva. Como podem reparar no exemplo abaixo, este conjunto de ações pode ocorrer em qualquer zona do campo de forma não específica.

       Este é um exemplo bastante usado para mostrar e caraterizar os princípios específicos dentro do campo. Repito, os princípios específicos sucedem-se numa zona e não numa linha.
_________________________

       Exemplo 2:

       3 jogadores, distribuídos numa zona do campo, encontram três opositores que os marcam. Logicamente, os jogadores têm de resolver a situação para progredirem em direção à baliza adversária:

  • fig. 1 - Disposição inicial dos jogadores
  • fig. 2 - O portador da bola ( jogador 1), passa para o jogador 2, que recebe a bola orientada e passa para o jogador 3. Este devolve de primeira para o jogador 1. Certamente esta jogada deverá ter sido estudada anteriormente no treino ou durante o jogo.
  • fig.3 - Após causar desiquilíbrio, a equipa atacante tem o portador da bola nas costas dos adversários e ainda mais um colega para apoiar.


       Nesta situação,  os princípios usados foram: penetração, contenção, cobertura defensiva e ofensiva, mobilidade e espaço.

       Independentemente se foi realizada numa zona alta ou baixa, podia ocorrer na lateral, no meio campo ou até na linha de fundo.

       Espero ter ajudado

       Abraço
       Valter Correia


Sem comentários: