domingo, 6 de maio de 2012

Opinião: PARABÉNS AO CAMPEÃO... E AO MÉRITO DE VITOR PEREIRA

Numa altura em que todos os portistas festejam mais um título de campeão nacional, muito se tem falado da possível saída de VITOR PEREIRA (e possível entrada de JORGE JESUS) e que o verdadeiro mérito do FC PORTO vai para o seu presidente e para o seu plantel, que mais uma vez fizeram um treinador campeão. Mais, há mesmo quem afirme, que este campeonato não foi ganho pelos azuis e brancos... mas sim perdido pelos encarnados, o que considero quase anedótico.

Falando nos campeões, há que os congratular. Simplesmente venceram porque foram melhores. Perderam apenas por uma vez, em Barcelos, e mesmo somando alguns empates ‘preocupantes’, (fora com CD FEIRENSE, SC OLHANENSE e no DRAGÃO com SL BENFICA e ACADÉMICA) o FC PORTO sagra-se campeão a duas jornadas do final do campeonato. E para isso, não há desculpas de arbitragem que valham aos adversários. A LIGA ZON SAGRES não é uma prova a eliminar, é sim, de regularidade e aí venceu a equipa mais regular, mais consistente e mesmo sem ser exuberante chegou para as encomendas.

Quanto aos méritos, concordo plenamente com o de PINTO DA COSTA. Em Coimbra, para a TAÇA DE PORTUGAL e depois de uma derrota por 3-0, que ditou o afastamento do FC PORTO na prova, VITOR PEREIRA era escoltado até ao autocarro pelo seu presidente, num claro sinal de protecção directiva. Já em Vila do Conde, por exemplo, ninguém viu JESUS ser protegido das críticas por alguém que fosse. VITOR PEREIRA nunca sentiu o seu lugar em risco, nunca sentiu desconfiança por parte da sua entidade patronal. Até pelo contrário, em todas as aparições PINTO DA COSTA mantinha o discurso inabalável de plena confiança na sua aposta, redobrando-a mesmo nos momentos adversos, e por isso, parte dos louros devem obviamente, recair sobre o presidente azul e branco.

Em relação aos atletas a minha opinião é bem diferente. De HELTON e de HULK, de facto, este título tem muito. Grandes e importantes defesas, grandes e importantes golos, ajudaram e muito na glória azul e branca, mas quanto ao resto, há um mérito por detrás dos sucessos individuais. E para mim, o mérito vai para o actual treinador do FC PORTO.
.....

Uma coisa é dizer que VITOR PEREIRA é ou não treinador para o FC PORTO, outra, bem diferente é tirar valor àquilo que conquistou. Motivar uma equipa que ganhou tudo numa época não é nada fácil. E como pep GUARDIOLA não o conseguiu no FC BARCELONA, PEREIRA não o conseguiu no FC PORTO. Mesmo assim, uma vitória na
SUPERTAÇA e uma grande exibição frente ao todo-poderoso Barça aguçaram o apetite para uma temporada conturbada.

Depois disso, FERNANDO mostrou vontade em sair e passou (e bem) pelo banco, aparecendo depois na máxima força. Jorge FUCILE, cristian SAPUNARU, cristián RODRÍGUEZ e WALTER foram alvos (alegadamente) de indisciplina, sempre e em todos os casos, bem geridos pelo técnico. VITOR PEREIRA aliás, mostrou também que havia vida na no meio campo para além do ‘indispensável’ freddy GUARIN, de fernando BELLUSCI e rúben MICAEL, e que de uma forma ou de outra sobreviveu à falta de radamel FALCAO, ou mais importante que isso, à falta de um ponta de lança na equipa durante praticamente toda a época. O mérito de V.P. passa também pela recuperação, em termos exibicionais, de joão MOUTINHO, importante nesta fase final de época e das valorizações de JAMES rodríguez e MAICON que cada vez mais se vêm neste FC PORTO como elementos fundamentais. Para além disso, é dada, quase por unanimidade, razão ao treinador azul e branco quando o tema são as conturbadas saídas de ROLANDO e ÁLVARO PEREIRA do 11.

Com todos estes problemas, VITOR PEREIRA não sobreviveu a um grupo ‘acessível’ na LIGA DOS CAMPEÕES com FC ZENIT, APOEL e FC SHAKHTAR DONETSK, não ultrapassou a ACADÉMICA para a TAÇA DE PORTUGAL e foi eliminado da LIGA EUROPA frente ao MANCHESTER CITY FC, mas mesmo assim e debaixo de fogo por parte de adversários, imprensa e próprios adeptos portistas, nunca e em circunstância alguma deixou de lado o discurso de portista, o discurso de optimismo e o discurso de crença nos jogadores e no seu trabalho. Mesmo a 5 pontos dos encarnados, o técnico espinhense foi o primeiro a não baixar os braços, o primeiro a lançar palavras de promessa e a apontar o título como meta.

PEREIRA, sagra-se assim campeão na primeira época como técnico na primeira divisão, com mérito, fazendo do FC PORTO bicampeão, e fazendo frente, com o melhor ataque e melhor defesa, ao rolo compressor e futebol espectáculo dos encarnados. E com tudo isto, que ninguém tente desviar o técnico das responsabilidades no título. Ele, que depois de pôr mão no plantel e ganhar a confiança dos mais importantes atletas, perfila-se mesmo como o próximo técnico dos dragões. E talvez este, não queira tão cedo, abandonar a sua cadeira de sonho.

Fábio Daniel Ferreira
Autor do blogue www.ofuteboldeumamador.blogspot.com

Sem comentários: