domingo, 29 de julho de 2012

18 conselhos para quem quer ser treinador de futebol


Consideremos que existem três tipos de treinadores: os treinadores académicos, como o José Mourinho; os treinadores que foram jogadores, como Pep Guardiola; e os mais conhecedores de futebol e de maior destaque, pelo menos em número, que são os treinadores de bancada. Muitos desses treinadores sonham no dia que vão ser treinadores profissionais, mas não sabem como chegar até lá. Ser treinador não é fácil, mas não é nem difícil e tudo menos impossível. Assim, disponibilizo praticamente duas dezenas de concelhos para todos os que desejam um dia ser treinadores de futebol. Espero pela vossa opinião.



       1- Aumente a sua rede de contactos

        Procure profissionais da sua área e mantenha contacto com os mesmos. Seja no mercado de emprego, no mundo financeiro e no meio social, ninguém vai longe sozinho. Procure conhecer os treinadores profissionais e todos os colegas de profissão, oiça o que eles têm para dizer e siga os seus conselhos. Seja ligado ao futebol ou não, escute o que cada um tem para dizer, pois todos os conselhos são importantes. O seu conhecimento levará ao seu reconhecimento.

        2- Compre livros e revistas de futebol

        Obviamente que, se procurar conhecer profissionais da área, não conseguirá chegar perto de todos eles e nem mesmo ser aceito por todos. As letras no papel servem para resolver esse problema. Procure livros de organização tática, e conselhos dos melhores treinadores do mundo. Não terá o prazer de os conhecer pessoalmente, mas pelo menos aprenderá com eles, que é muito importante. Valerá sempre a pena.

        3- Procure sítios de discussão

        Existem vários locais onde você pode discutir futebol, e aprender ao mesmo tempo. Sejam sítios reais ou virtuais, procure comunidade com colegas de profissão que desenvolvem variadas temáticas relacionadas com futebol. Palestras de professores e treinadores, blogs e fóruns online, grupos de estudo são bem melhores do que as típicas conversas de café.

        4- Pratique o seu conhecimento

        Como é óbvio, não vale a pena ler um texto ou artigo ou ouvir a palestra de um profissional para ser o melhor treinador do mundo. Mesmo os melhores treinadores do mundo não atingiram esse patamar sem prática. Pegue em papel e numa esferográfica, e escreva tudo o que aprendeu e procure aprender cada vez mais, mais e mais. Desenhe os próprios exercícios e escreva sobre a sua forma de pensar e filosofia. Guarde vinte minutos diários para realizar esta tarefa. Verá que surgirão sempre novas ideias.

        5- Mostre que é capaz

        Nenhum treinador guarda o conhecimento só para si, com medo de ser ultrapassado. Se o fizer perante a sua equipa, não está a treiná-la, e a equipa não vai render. Observe jogos e faça relatórios. Faça os relatórios num caderno da seguinte maneira: para uma equipa, escreva dum lado, e para a segunda equipa, escreva do outro lado. Escreva tudo o que vê na partida, e depois organize o relatório final. Publique o seu relatório na web e receba comentários que lhe vão dar uma energia extra para continuar. Envie o seu relatório e nós publicamos, pois os nossos utilizadores vão gostar do seu trabalho.

        6- Desenvolva a sua arte, treinando

        Um dos melhores caminhos para desenvolver o seu conhecimento é através da elaboração de exercícios. Não há pessoas mais inteligentes do que aquelas capazes de inventar jogos. Um treinador só será capaz de inventar bons exercícios se realmente tiver conhecimento tático. Se você é totalmente inexperiente, experimente desenhar três exercícios. Visite a nossa secção de artigos de treino, leia cada um deles e volte a desenhar três exercícios. Nota a diferença?


        7- Compre papel

        Dirija-se a uma loja ou superfície comercial e adquira um bloco de notas ao seu jeito e um caderno. O bloco de notas deve andar sempre consigo, para anotar qualquer ideia que tenha ou algo que aprenda com alguém. Não deixe passar nada que mais tarde lhe vai fazer falta. Quanto ao caderno, faça do mesmo o seu diário pessoal. Elabore textos bem escritos TODOS OS DIAS, pois mantém a sua mente ativa e desperta para novas ideias.

        8- Tenha um lugar para tudo

        Todo o material de estudo que você tem em posse deve estar junto para que nunca falte nada. Isso fará com que você se sinta mais capaz e com mais energia para caminhar por um caminho que é longo. Uma caixa, uma gaveta ou no cantinho da secretária são ótimos locais para guardar os seus livros, cadernos e apontamentos de futebol. Um blog ou um site também é uma excelente ideia para estudar e guardar os frutos do seu estudo. Mas não se esqueça de nos mostrar o seu projeto.

        9- Seja dedicado e persistente

        Qualquer pessoa deve aplicar-se ao máximo e sonhar em chegar o mais longe possível. Sem dedicação pode até aprender imenso sobre futebol, mas certamente que não vai chegar longe. Continue a sonhar, a dedicar-se, a traçar objetivos e sobretudo seja otimista. Procure aprender mais, procure algo que ainda não sabe e aprofunde também tudo o que já sabe. O saber não ocupa lugar.


       10- Seja você mesmo

        Existem muitos treinadores e conhecedores de futebol com que você pode e deve aprender. Todos eles têm experiência e você deve procurar saber tanto ou mais que cada um deles. Mas seja você e não um deles. Construa a sua filosofia, as suas ideias, pratique cada uma delas e distinga-se de outros treinadores simples e/ou novatos. Seja inovador.

        11- Jogue computador

        Parece estranho, mas é verdade. Seja inteligente e distinga entre passatempo e tempo para estudo. Use os videojogos para aplicar as suas ideias e os seus métodos e faça até "mini-relatórios" dos jogos que vê. Isto vai ajudá-lo imenso a praticar o seu conhecimento e visão de jogo, o que o levará a pensar como um treinador. Acredite ou não, o nosso site nasceu porque alguém queria saber mais do que aquilo que os jogos de computador tinham para oferecer, ou seja, partiu da brincadeira e do vício para o sucesso.

        12- Nunca desista

        Independentemente da profissão escolhida por qualquer pessoa, essa pessoa buscará sempre a aprovação dos colegas de trabalho, família, vizinhos, amigos e até dos inimigos. Não espere que o mundo que o rodeia admire o seu trabalho de um momento para outro. Mantenha os pés no chão, trabalhe e trabalhe muito. Mais tarde ou mais cedo, todos vão gostar do trabalho que você tem para oferecer.

        13- Assista a jogos ao vivo

        Uma coisa é observar jogos pela televisão, onde você apenas vê o que a "caixinha" transmite. Outra bem diferente é assistir a jogos ao vivo, onde você olha para onde quer, estuda o que quer e vê o que realmente quer ver. Por exemplo, será mais fácil elaborar relatórios de jogo, que consequentemente desenvolverá a sua visão de jogo. Experimente assistir a um jogo pela televisão e faça um relatório de jogo. Depois assista a um jogo em primeira pessoa e faça um relatório. A visão sobre o campo e a facilidade em compreender os processos de cada equipa não é comparável.

        14- Desenvolva pontos fortes

        Primeiro que tudo, entenda o que você é capaz de fazer melhor. São exercícios? Será um excelente treinador. São relatórios de jogo? Será um dos melhores observadores de futebol. Entende a organização tática com facilidade? Aposto que está para chegar um dos mais conceituados professores de futebol do mundo. Procure compreender qual é a sua área e o que os distingue dos demais e concentre a sua atenção nessa área. Vai obter um dos dois resultados: ou se distinguirá dentro dessa área, ou conseguirá conhecimento para dominar as restantes áreas. Tentar ser perfeito o fará miserável. Simplifique as coisas.

       15- Não tenha medo de falhar

        A felicidade vem na vitória, mas a experiência vem na derrota. Não vale a pena repreender-se a si mesmo só porque não conseguiu algo à primeira tentativa. Tudo começa por algum lado e começar é sempre do zero. Quando falhar, perceba quais foram os seus erros e o que faltou fazer. Para a próxima vez, é garantido que acerta.

        16- Pense como um líder

        O treinador é o expoente máximo do grupo do balneário. É na capacidade das suas decisões que depende o sucesso da equipa não vale a pena saber tudo sobre futebol se não for capaz de transmitir o conhecimento aos jogadores. Procure desenvolver estratégias, leia imenso e observe patrões, dirigentes, chefes e encarregados de trabalho. Entenda quais são os métodos de cada um e por que razão o fazem. Compreenda também os resultados de cada uma dessas estratégias e em que contexto podem ser usadas. Mais importante que tudo, não s esqueça que os outros sabem menos que você. Ofereça tudo o que você tem para oferecer, e a não ser que seja um génio, nunca se coloque acima de ninguém. Lembre-se que é muito difícil gerir um grupo já formado e que ninguém gosta de ditaduras.

        17- Trabalhe imenso

        Qualquer profissão tem de começar por algum lado e qualquer caminho tem sempre o primeiro passo. Se aparecer uma oportunidade para treinar uma equipa, mesmo que seja um simples torneio na sua região, não hesite e aceite imediatamente. Inspire confiança e vá m frente, pois o caminho é difícil, mas o primeiro passo está dado.

       18- Não fique agarrado com computador

       A casa do treinador é o estádio e não o escritório. Comece já a trabalhar no seu conhecimento, estude imenso e siga cada um dos concelhos acima. Não se esqueça de mostrar o seu trabalho, pois nós utilizadores, estamos anciosos para aprender com você.

Sem comentários: