quarta-feira, 19 de maio de 2010

Portugal no Mundial 2010 - Conheça a história de Carlos Querioz

Hoje contamos a história do Seleccionar Nacional,Carlos Queiroz.Onde lhe contamos todo o seu percurso no mundo do futebol até ao Mundial 2010.

Carlos Queiroz, nasceu a 1 de Março de 1953 em Nampulo (Moçambique).Veio para Portugal em 1975,onde ingressou no Instituto superior de Educação Física. Em 1984 estreou-se como Treinador adjunto no Estoril-Praia onde o treinador principal era Mário Wilson. Foi em 1987 que foi convidado pela Federação Portuguesa de Futebol a ser treinador principal das camadas jovens da Selecção Nacional. Carlos Queiroz, que fez muita pesquisa e investigação sobre os métodos utilizados no estrangeiro, apostou forte na formação dos jovens jogadores que tinha a seu cargo e foi o responsável pelo aparecimento de craques como Luís Figo, Rui Costa, Vítor Baía, Paulo Sousa, Abel Xavier, Fernando Couto e João Vieira Pinto.


Em 1991 esteve à frente da selecção de sub-20 onde conseguiu a conquista do Mundial de sub-20 por duas vezes. A Federação quis aproveitar o talento do técnico e promoveu-o a técnico da selecção principal portuguesa, onde nem tudo correu da melhor maneira pois,Portugal não conseguiu garantir lugar na fase final do Mundial 1994 a decorrer nos EUA, sendo assim, Carlos Queiroz quis abandonar a selecção e a Federação algo desapontada permitiu a saída.

Em 1994 comandou pela primeira vez um clube, o Sporting,mas sem conseguir conquistar praticamente nenhum troféu fez com que abandona-se o clube em 1996 Com Queiroz ao comando o Sporting apenas venceu a Taça de Portugal correspondente à temporada 1994/1995, tendo batido na final, no Estádio Nacional do Jamor, o Marítimo por 2-0.


As conquistas com a equipa de sub-20 de Portugal trouxeram-lhe fama e convites do estrangeiro onde optou pelos EUA ao treinar o MetroStars seguindo-se a equipa japonesa do Nagoya.Em 1998 regressou ao comando de uma selecção, neste caso os Emirados Árabes Unidos onde esteve cerca de um ano. Enquanto esperou por outro projecto tentador,Carlos Queiroz foi convidado por duas vezes para treinar a selecção mundial da FIFA, para a qual são convocados alguns dos melhores futebolistas do Mundo.


Em Agosto de 2000 treinou a selecção da África do Sul onde conseguiu o apuramento para o Mundial de 2002.Ainda em 2002 assumiu o cargo de treinador adjunto de Alex Ferguson no Manchester United. Em 2003 teve uma curta passagem pelo Real Madrid, onde teve uma época bastante agitada e voltou novamente para adjunto no Manchester, onde conquistou vários títulos de campeão inglês e ainda o da Liga dos Campeões em 2008.Em 2008 ocupou a vaga deixada por Scolari para comandar Portugal, com o principal objectivo de se qualificar para o Mundial 2010 e conseguiu.



Hoje foi a primeira história,todos os dias poderá ver uma história diferente.Amanha será um dos 24 jogadores seleccionados para o Mundial 2010.Qual o jogador que gostaria de saber a sua história?

Sem comentários: