quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Recordar o nosso futebol

Na temporada 91/92 chegou ao FC Porto, vindo do Poli Timisoara, o romeno Ion Timofte e durante nove anos mostrou a sua qualidade na nossa liga, tendo acado a carreira no Boavista.




Para descrever Timofte encontrei o texto perfeito no zerozero, penso que não valia a pena eu estar aqui a falar sobre o jogador e não colocar este texto, que resume o que o romeno fez na sua passagem brilhante por Portugal:

Timofte foi um dos «Senhores» que passou pelo futebol português. Quem via «o Ion» no campo sabia que via um homem tranquilo. Não tinha dupla personalidade, jogava como vivia... com tranquilidade.

Dono de um pé esquerdo de causar inveja aos demais, Ion Timofte era um descanso para os avançados das suas equipas. Fossem eles Kostadinov ou Domingos no FC Porto, ou Artur no Boavista, estes sabiam que a dada altura a bola iria ser colocada «bem redonda» ao seu alcance.

Passes sublimes, inteligência no jogo, exímio nas bolas paradas, Timofte não era no entanto um jogador completo. Ao romeno faltava uma componente fundamental no futebol europeu: «Defender».

Timofte defendia pouco. Preocupava-se mais em servir os companheiros (e que bem que ele o fazia...)

A sua frágil constituição física pregou-lhe algumas partidas, com algumas lesões a forçarem indesejáveis paragens.

Em Portugal fixou residência na cidade invicta, cumprindo 3 épocas no FC Porto, e 6 no Boavista. Quando chegou ao nosso país, Timofte viu-se envolvido numa caricata situação: Num costume usado durante uns tempos no futebol português, Timofte «casou» com uma portuguesa, com o objectivo de não contar como estrangeiro nas competições nacionais. Na memória ficou um sorriso tímido e comprometido quando foi confrontado com a situação, no momento em que chegava ao Estádio das Antas para um FC Porto - Benfica. A pergunta, do curioso jornalista, foi «Boa noite, Timofte. Como está a sua esposa? Veio ver o jogo?»



Este é sem dúvida daqueles jogadores que faz um adepto começar a gostar do clube, de certeza que muitos boavisteiros são do Boavista devido a Timofte. Aqui fica o golaço do romeno ao Porto:



1 comentário:

Mattos disse...

Boas....


Mas que grande recordação,...
Ion Timofte foi sem duvida alguma um dos bons jogadores que passou pelo futebol lusitano,..
Grande técnica e sentido posicional...
Embora tenha permanecido no Norte de Portugal, reconheço o seu enorme talento..

Abraço

Participa na liga do palpite no paixaodabola

Mattos...paixaodabola.blogspot.com