quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Mundial Sub- 20: Portugal ganha e está na Final (c/video)



Portugal garantiu um lugar na final do Mundial Sub20, a terceira da sua história, ao bater a congénere francesa por 2-0 nas meias-finais da prova. Danilo, logo aos 9 minutos, e Nelson Oliveira a fechar o primeiro tempo foram os autores do golo da vitória da equipa portuguesa, que mais uma vez revelou enorme maturidade táctica.

O encontro não poderia ter começado da melhor forma para os comandados de Ilídio Vale, já que aos 9 minutos Danilo assinou o primeiro golo, logo na primeira oportunidade de golo de Portugal. O médio surgiu ao segundo poste após a marcação de um canto e de cabeça fez o 1-0, que claramente acalmou os jogadores portugueses e colocou pressão adicional aos franceses.

A França tentou reagir, mas a muralha defensiva montada por Ilídio Vale foi mais uma vez eficaz, com Mika, o seu quarteto defensivo e os dois pivots (Pelé e Danilo) sempre em bom plano. Com o passar dos minutos a superioridade ofensiva da França foi decrescendo e uma falta de Koulibaly na sua área deu a Nélson Oliveira a oportunidade de ouro de fazer o 2-0 de grande penalidade.

O número 7 português não perdoou e fez o 2-0, resultado que se verificava ao intervalo e que colocava Portugal muito próximo da final do Mundial.

O reínico trouxe uma França mais veloz e agressiva, mas mais uma vez a capacidade de sofrimento, rigor táctico e maturidade demonstradas por Portugal foram mais do que suficientes para evitar que Mika tivesse muito trabalho. À imagem do que havia acontecido nos primeiros 45 minutos, com o passar do tempo a França foi perdendo fulgor e Portugal teve mais facilidade nas tarefas defensivas e conseguiu sair para o ataque com maior frequência a qualidade.

Ilídio Vale refrescou a equipa lançando Luís Martins e Rafael Lopes para os lugares de Alex e Nélson Oliveira (este último em grandes dificuldades físicas), e Portugal conseguiu boas saídas para o ataque nos minutos finais do encontro, claramente com a França em queda, que apenas por Négo conseguiu incomodar Mika. Apesar de não ter conseguido aumentar a vantagem, o objectivo principal foi alcançado, já que com esta vitória a selecção nacional garantiu presença pela terceira vez numa final de um Mundial sub20.

Outro aspecto importante e de grande destaque é o facto de Portugal não sofrer golos no Campeonato do Mundo de sub20 há 615 minutos(!), claramente um factor motivacional para o jogo da decisão do título. Portugal aguarda agora pela decisão da outra meia-final, entre Brasil e México, para saber o seu adversário na final.


O que acha desta selecção?




Veja aqui todos os golos do encontro


Não se esqueça de participar na Liga de Prognósticos esta jornada.


Sem comentários: