segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Onze ideal para Domingos


Este onze seria o ideal para Domingos usar no Sporting. Com Matias Fernandez inspirado, a organizar jogo, daria com certeza bom resultado. Schaars é um jogador para jogar num esquema de 4-4-2 clássico, a jogar na posição de médio centro e não de organizador. Capel irá ser um excelente jogador quando estiver na sua melhor forma fisica. Com esta táctica o Sporitng deu-se bem na pré-época, porquê não continuar a usá-lo a partir de agora?

Qual deveria ser o onze do Sporting, na sua opinião?

Concorda com Domingos Paciência ao nomear João Pereira capitão?

3 comentários:

Valter Correia disse...

ora bem. antes de escolher um plantel, há que escolher o esquema tático a usar, e antes disso, o modelo de jogo, para construir a equipa a partir de ideias base e ainda antes disso, sei que nem todos vao ler estas letras todas, ams deviam, porque eu nao escrevi só sobre o scp, mas algo mais.. escrevi uma curiosidade...
mas vaos começar pelo tema do artigo

a equipa pode jogar tanto em 4x3x3 como em 4x4x2 desdobrado em 4x1x3x2.

o 4x3x3 é bastante efetivo na defesa, mesmo só com tres médios. tem a desvatagem de criar inferioridade numerica com 4 e 5 medios adversários, mas nao é nada que não se resolva. com os extremos abertos, o avançado deve ser um finalizador. com um triângulo de base alta em meio campo, pelo menos um médio deverá ter carateristicas ofensivas predominantes sobre as defensivas. assumo esta filosofia.

Rui patricio, Pereira, Polga, Rodriguez, Evaldo, Rinaudo, andre santos, matias, jefren, capel e wolfswinkel. os defesas centrais dependem imenso do adverssário e podem ser outros.
só com tres médios, o andre tem de estar presente a segurar o meio campo. organizar é para o matias. capel e jefren tratam das laterais com os alas e o rinaudo é "trinco trinco". o evaldo é um azelha mas cruza bem a meio campo, enquanto o capel pode cruzar da frente. o holandes será o homem referencia. é o unico ou em melhor condições para essa função.

em 4x1x3x2, defesas e trinco podem ser os mesmos. os avançados combinam bem entre helder postiga e rubio. helder postiga so vale a pena jogar com alguem ao lado. sozinho nunca. alternam entre homem referencia e extremo, corforme o laod do ataque. este 4x1x3x2 nao será tanto aberto quanto o 4x1x3x2, embora a descida dum jogador ou subida de outro jogador possa perfeitamente causar alternancia entre os dois esquemas. daí izmailov ser um dos médios. tanto pode jogar ameio como a ala. pé esquerdo é para jogar no lado esquerdo, e por isso seria medio esquerdo para abrir espaços. nao gosto muito de ve-lo na direta. schars médio direito e matias no centro. estes tres médios assumen carateristicas ofensivas, embora schars nao deva abrir em demasia. distribuidos homogeneamente, podem causar superioridade no meio campo com fácil transição ao 4x3x3 depois de chegarem à frente.

yanick, em qualquer um dos esquemas, dá jeito, mas preferencialmente no 4x1x3x2 para jogar nas costas da defesa ou descair para o lado direito. digo descair, porque cair no lado direot é menos um. ele nao é extremo, e a importancia que lhe dao em ser usado nessa função causa ma imagem e ineficacia perante os adeptos. ele nao é extremo

quanto aos defesas centrais, acredito que deve ser criado um padrao conforme o adversário. estes dois jogam com um adversário rapido. se o adversário joga pelo ar devem ser aqueles dois. se o adversário é lento mas eficaz, devem ser os mais experientes.. etc.. criar habito nos treinos conforme o adversário, e de vez em quando rodam para treinar com pares diferentes.

evaldo, acredito que domingos vá lá com ele.

rinaudo, o trinco numero do plantel. preparem o andre santos pa trinco tambem que com as entradas do rinaudo parecendo caceteiras sao eficazes. mas vai levar muito cartao. dar cacete nao é sinonimo de rasteirar e deitar abaixo. isso chama-se desarmar e anular o oponente.

ainda mal conheço o plantel com os reforços, e é pena que nao tenha todo o tempo do mundo para observar futebol e conhecer a equipa, mas é por razoes boas (laborais).

Valter Correia disse...

(cont)

mas é uma das minhas ideias, embora muito mal discutida onde apresentei pouco conteúdo para um modelo de jogo completo. há quem goste da alternancia entre 4x3x3 e 4x4x2 pelo movimento dum ala e servir-se do 4x4x2 para defender em bloco reforçando o principio da cobertura defensiva. outro exemplo de modelo é do mourinho. muito mais complexo. os esquemas sao o 4x3x3 e 4x4x2 losango. a alternacia será entre 4x3x3 e 4x2x3x1. nao há que causar confusao porque eu nao me enganei. 4x2x3x1 é um 4x5x1, e esse esquema tático nao é considerado um dos seis esquemas gerais. entende-se como variação do 4x3x3 e entende-se essa variação como válida. assim, mourinho varia entre o 4x3x3 e o 4x3x3, para ser ironico. sao esquemas bastante eficazes na ocupaçao do espaço.

já o losango nao é. os dois avançados, se abrem para os lados, fica a equipa sem ninguem para finalizar.. nos lados, ou sao apoiados pelos avançados, ou os laterais atuam sozinhos e por aí fora. a nivel de espaço, esse esquema é muito fraco. mou usa-o para treinar jogadores. dentro do treino, será impossivel treinar todas as situações do jogo.

num treino, nem todos os jogadores podem assumir funções de jogadores adversários devido ás diferenças de jogadores entre o plantel e o plantel adversário. e mesmo que isso fosse possivel, ao treinar o 11 para o jogo de domingo, mou estaria a destreinar os jogadores que não seriam utilizados, perdendo tempo na adaptaçao ao seu modelo de jogo. assim, em 4x3x3 mas principalmente no losango, mou usa o adversário para treinar os proprios jogadores, pois nao há nada melhor que o adversário para adquirir experiencia em primeira pessoa, que se chama experiencia intrinseca. é uma das razoes da rápida adaptaçao do modelo de mou a cada plantel, que dura dois anos e vence.

fica por aqui...lol

abraço,
Valter Correia

Valter Correia disse...

esquecime da opiniao sobre joao pereira a capitao

para mim, os criterios para escolher um capitao envolvem empenho e liderança.

nada melhor que um jogador que saiba carregar a equipa as costas e dar a cara por toda ela, enquanto esse mesmo jogador mostrar toda a garra e empenho no campo.

como esse jogador é um líder (dificil definição para alguns ou ate muitos), os colegas trabalham à imagem dele. se ele quer ganhar, eles tambem querem. se ele quer atacar e penetrar o adversário, os colegas assim o farão. o empenho causa segurança e atitude aos colegas, porque se um dá tudo, outro sentir-se-á capaz de o fazer, e atras desse outro e por ai fora, como se fosse uma rede. com um grande capitao, adiciona-se um "boost" à equipa, melhorando a sua confiança e posteriormente atitude e eficácia.

é a minha ideia

cumprimentos,
Valter Correia