sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Supertaça Europeia: Porto dá luta mas perde contra o Barcelona (2-0)


O planeta futebolístico esperava uma final da Supertaça Europeia na qual o Barcelona, considera por muitos como a melhor equipa do mundo, puxasse dos galões de ser campeão europeu para fazer o que mais sabe fazer desde que é comandado por Guardiola: vencer e dar espectáculo.

No entanto, o jogo esteve longe de ser aquilo que os adeptos esperavam, muito por culpa do FC Porto. Na antevisão do jogo, Vítor Pereira tinha dito que os azuis e brancos não estavam no Mónaco para ver o Barcelona jogar e a verdade é que os seus jogadores foram de encontro às suas palavras.

Como era expectável, o Barcelona teve mais posse de bola, mas o FC Porto, defensivamente, fez uma exibição a roçar a perfeição, o que complicou, e de que maneira, a tarefa dos catalães.

Com uma pressão exercida desde que os espanhóis saíam da sua área, algo que os obrigou a cometer alguns erros, com muita solidariedade a defender quando o Barcelona atacava e com uma defesa subida, o que colocou constantemente David Villa e Pedro em posição de fora de jogo, o FC Porto não deixou a equipa de Guardiola impor o seu jogo.

João Moutinho e Hulk foram os jogadores que estiveram mais perto de marcar, mas numa parte com poucas ocasiões de perigo junto das duas balizas, caíu um golo do céu ao Barcelona quando faltavam seis minutos para o intervalo.

Bastou uma desconcentração de Guarín, que defensivamente estava a fazer um trabalho notável ao não deixar Xavi subir no terreno, para Messi inaugurar o marcador, dando injustiça ao resultado. Após um mau passe de Guarín, o melhor jogador do mundo ficou sozinho perante Helton, contornou o guarda-redes e estreou-se a marcar na Supertaça Europeia, a única competição que tinha disputado até ao momento e na qual não tinha qualquer golo.

Perante isto, faltava saber como ia o FC Porto reagir ao facto de ir para o intervalo em desvantagem por culpa própria e não por mérito do Barcelona, com a obrigação acrescida de marcar um golo para voltar a empatar.

A verdade é que a equipa de Vítor Pereira não entrou tão bem na etapa complementar como no primeiro tempo. Guarín ainda parecia afectado pelo lance do golo e o Barcelona aproveitou os primeiros minutos para impôr o seu jogo, embora sem criar lances de perigo.

Bastou, contudo, um remate de João Moutinho, aos 51 minutos após um bom lance protagonizado por Cristian Rodríguez e Kléber, para a equipa acordar, tendo estado perto do golo três minutos depois, num excelente remate de Guarín, que apenas não deu o empate porque Valdés fez uma grande defesa.

O desgaste físico dos jogadores do FC Porto começou a ser notório, mas a equipa não caiu no erro de recuar demasiado e continuou a pressionar junto da linha do meio-campo, continuando a impedir que o Barcelona causasse perigo.

Aos 73 minutos, a infelicidade que os dragões tiveram no primeiro tempo podia ter acontecido aos campeões europeus, mas valeu à equipa de Guardiola a atenção de Abidal, depois de Mascherano e Valdés se terem desentendido, não deixando o francês que Hulk chegasse à bola e fizesse o empate.

A juntar a isso, minutos depois, o mesmo Abidal cometeu uma grande penalidade sobre Guarín, que a o árbitro não assinalou e que podia ter dado o empate no marcador, o que a acontecer seria justo.

Isso não se sucedeu e quem marcou, numa altura em que o FC Porto jogava com menos um por causa da expulsão de Rolando, foi Fabregas, que estabeleceu o resultado final, após uma boa jogada da equipa blaugrana.

Estava consumada a derrota do FC Porto, que viria a ficar reduzido a nove jogadores devido à expulsão de Guarín. Os azuis e brancos perderam mas caíram de pé perante o campeão europeu, que sob o comando de Guardiola apenas por três vezes conheceu o sabor da derrota. O resultado de 2-0 deixa um amargo de boca aos campeões nacionais, que mereciam, pelo menos, ter levado a discussão da Supertaça Europeia para prolongamento.

Veja aqui todos os golos do encontro.



Não se esqueça de participar na Liga de Prognósticos


1 comentário:

Mattos disse...

Boas...

Embora reconheça que perante este Barça , qualquer equipa do mundo se arrisque a ...perder, sou da opinião que este FC Porto sem Falcão perde objectividade na finalização, sendo que o tornará menos eficaz e com isso menos ...forte.


Abraço

Mattos....paixaodbola,blogspot.com