domingo, 16 de outubro de 2011

7 de Janeiro de 2001



       Grandes guarda-redes passaram por Portugal. Vítor Baía, Peter Schmeichel, Michel Preud'homme  e outros grandes guarda-redes que jogaram no nosso país ficaram para a história.

        Dotados de grandes defesas e de salvarem as equipas nos jogos, os guarda-redes existem para defender a baliza. Mas há também guarda-redes que marcam golos. Tivemos Acúrsio, num Belenenses - FC Porto em 1958, Bento num Barreirense - Académica em 1970, Quim num Beira-Mar - Tirsense em 1990 ou mais recentemente Ricardo num Boavista - Beira-Mar em 2003. Todos foram guarda-redes notáveis, mas nenhum está ao alcance de Palatsi no que diz respeito aos golos. Nem Rogério Ceni nem Chilavert se podem orgulhar de igualar o feito de Palatsi, que foi marcar três golos em duas jornadas, dois deles em jornadas seguidas


        De origem francesa, chegou a Portugal com 28 anos para representar o Beira-Mar. Após passagens pelo Vit. Guimarães, Moreirensee e Penafiel, volta ao Beira-Mar para terminar a carreira com 41 anos.

        Durante esse período, marcou um golo ao Moreirense pelo Vit. Guimarães em 2004, e marcou ao Sp. Braga a 17 de Dezembro de 2000 e ao U. Leiria a 7 de Janeiro de 2001, representado o Beira-Mar.

2 comentários:

Czarli disse...

Eu que sou portista acho um crime que o nome do Michel não esteja ali escrito ao lado dos outros 2... só isso ;)

Valter Correia disse...

Amigo Czarli

Penso que fala do Michel Preud'homme

Sem dúvida que completa o pódio ao lado dos outros dois.

Podem faltar mais guarda-redes que não escrevi aqui, mas Preud'homme, Baía e Schmeichel foram, sem dúvida, dos melhores guarda-redes a atuar em Portugal

Obrigado pelo aviso :)

Abraço