sábado, 15 de outubro de 2011

A moda do Português


       Embora seja um país pequeno, Portugal é uma das maiores potências mundiais no futebol. Alguns dos melhores jogadores do mundo, como Fábio Coentrão, Cristiano Ronaldo ou Nani enchem os estádios dos maiores clubes com as suas exibições.

        Mesmo com jogadores de nível tão elevado, a nossa formação está longe do ideal. Somam-se críticas perante a apatia dos clubes em apostar nos jogadores mais jovens. Mas nem tudo na nossa formação é mau.

        Se por um lado, os jogadores têm dificuldade em atingir o seu potencial com o devido apoio, já os treinadores não. Tanto cá dentro como lá fora, os treinadores portugueses tem cada vez mais um peso maior. Nomes como Manuel José, Jaime Pacheco e André Villas Boas tem mostrado ao mundo o valor das cores nacionais.

        Mas cá dentro, também não ficamos mal servidos. A liga Zon-Sagres é composta por 16 equipas. Dessas dezasseis equipas, nenhuma é comandada por um treinador que não seja português: 

        Ivo Vieira - Nacional
        Daúto Faquirá - Olhanense
        Luís Miguel - Paços de Ferreira
        Vítor Pereira - FC Porto
        Carlos Brito - Rio Ave
        Domingos Paciência - Sporting CP
        Leonardo Jardim - SC Braga
        Manuel Cajuda - União de Leira
        Rui Vitória - Vitória de Guimarães
        Bruno Ribeiro - Vitória de Setúbal
        Pedro Emanuel - Académica
        Rui Bento - Beira-Mar
        Jorge Jesus - Benfica
        Joaquim Machado - Feirense
        Paulo Alves - Gil Vicente
        Pedro Martins - Marítimo

       Desde que José Mourinho passou pelo FC Porto que grandes treinadores tem surgido em Portugal. E com a primeira liga sem vagas para treinadores estrangeiros (Daúto Faquirá nasceu em Portugal), cada vez mais o nosso país cresce para o futebol. Alguns nomes sonantes, além de José Mourinho, são André Villas-Boas, Manuel José, Fernando Santos, José Peseiro, Paulo Bento e até mesmo o próprio Queirós, que apesar do recente infortúnio/importuno, foi campeão pelos sub-20 de Portugal e foi um exímio treinador-adjunto do Manchester United.

        Assim continuemos
        Força Portugal

2 comentários:

Sérgio de Oliveira disse...

..." e até mesmo o próprio Queirós"...


e até mesmo ?...

Valter Correia disse...

hmm podemos dizer que sim... lá foi campeao sub e no man utd era famoso.. enfim..