quinta-feira, 21 de junho de 2012

Euro 2012 - Destaques (Grupo A)

Aqui ficam os meus destaques para a fase de grupos do EURO 2012. Alguns já conhecidos, outros nem por isso, mas todos foram, para mim, uma bela surpresa.

przemyslaw TYTON (Polónia): guarda-redes, 25 anos.

O guarda-redes dos holandeses do PSV começou o EURO 2012 no banco de suplentes, mas a expulsão de wojciech SZCZESNY, frente à Grécia, deu-lhe a possibilidade de atuar na prova. Na primeira intervenção, defendeu um penálti e a partir daí foi dos melhores jogadores polacos na competição. Uma bela surpresa neste EUROPEU e com certeza um dos menos responsáveis pela eliminação da sua equipa. (foto daqui)





michalis SIFAKIS (Grécia): guarda-redes, 27 anos.

Michalis SIFAKIS estreou-se no EURO 2012 apenas na segunda jornada, substituindo o lesionado kostas CHALKIAS. Importante na passagem da Grécia aos quartos de final, o guarda-redes do FC ARIS foi dos melhores em campo no jogo decisivo com a Rússia. (foto daqui)







gebre SELASSIE (República Checa): defesa direito, 25 anos.

Apesar de todas as críticas raciais dos supra-ideológicos conterrâneos, SELASSIE, jogador do FC SLOVAN LIBEREC, tem sido uma ótima surpresa no onze checo. Lateral muito ofensivo e com forte porte atlético, foi um dos jogadores que ajudaram a sua seleção a conquistar a liderança do grupa A, jogando a totalidade dos minutos na competição. (foto daqui)  




lukasz PISZCZEK (Polónia): defesa direito, 27 anos.

Apesar da precoce eliminação da Polónia, o jogador dos alemães do BV BORUSSIA DORTMUND foi dos que mais se destacou. Dono de todo o flanco direito, foi um dos jogadores em destaque que não mais vamos poder acompanhar neste EURO 2012. (foto daqui)








kiryakos PAPADOPOUILOS (Grécia): defesa central, 20 anos.

Aos 20 anos, o defesa do FC SCHALKE 04 já era para mim uma referência na posição. Apesar de se estrear aos 37 minutos do jogo inaugural, PAPADOPOULOS não mais perdeu o lugar e acabou por ser um dos esteios na equipa de FERNANDO SANTOS. (foto daqui)








yuri ZHIRKOV (Rússia): defesa esquerdo, 28 anos.

Depois de uma passagem menos positiva pelo FC CHELSEA, o lateral do FC ANZHI voltou à ribalta neste EURO 2012. Mesmo com a sua seleção eliminada, ZHIRKOV foi o para mim o melhor lateral do grupo A e um dos mais inconformados na sua seleção. (foto daqui)







    
giorgos KARAGOUNIS (Grécia): médio centro, 35 anos.

Ao ex-jogador do SL BENFICA não podemos apelidar de promessa, mas é sem dúvida um dos destaques deste EURO 2012. O capitão da seleção grega ajudou, e de que maneira, no apuramento da sua equipa, com grandes exibições e marcando mesmo o golo decisivo. Para tristeza de FERNANDO SANTOS o jogador do PANATHINAIKOS, que parece 10 anos mais novo, não vai poder alinhar nos quartos de final. (foto daqui) 





petr JIRÁCEK (República Checa): médio ofensivo, 26 anos.

Com um tomás ROSICKÝ algo apagado neste EUROPEU, o médio do VfL WOLFSBURG pegou na batuta da equipa e foi determinante na passagem dos checos aos 'quartos'. O jogador de 26 anos apontou 2 golos na fase de grupos. (foto daqui)








alan DZAGOEV (Rússia): médio ofensivo, 22 anos.

Os três golos marcados em três jogos, atiram o médio do CSKA MOSKVA para o álbum de referências deste EUROPEU. O jogador mais esclarecido da equipa de dick ADVOCATT esteve imperial no meio campo, aparecendo muitas vezes na área a finalizar mas infelizmente o seu percurso e o da sua seleção terminaram na fase de grupos. Os belos desempenhos do médio na Polónia levaram ao interesse de alguns clubes, como o ARSENAL FC. DZAGOEV, mais uma boa surpresa. (foto daqui)




vacláv PILAR (República Checa): extremo esquerdo, 23 anos.

Antes do inicio do EURO 2012, o extremo do FC VIKTORIA PLZEN já era candidato a uma das surpresas. E de facto não defraudou as minhas expectativas. Irreverente e muito bom no um para um, PILAR marcou dois golos na fase de grupos e tornou-se numa das principais figuras da equipa de michal BILEK. (foto daqui) 





Por Fábio Daniel Ferreira
Autor do blogue www.ofuteboldeumamador.blogspot.com

1 comentário:

Rui Paiva disse...

Grande post

Fase de Grupos Euro 2012: Balanço, o melhor e os pior, os destaques, e o 11 ideal veja já em contra-ataque1.blogspot.com

Abraço