domingo, 24 de junho de 2012

Euro 2012 - Dia 14 (Alemanha-Grécia)

Num jogo em que a Alemanha garantiu a presença nas meias finais, juntando-se a Portugal, a Grécia ainda causou meia surpresa. Os germânicos alcançaram ainda a 15ª vitória consecutiva em jogos oficiais.
Na equipa helénica, com a ausência do maestro giorgos KARAGOUNIS, foi kostas KATSOURANIS quem tentou pegar na batuta, enquanto giannis MANIATIS e grigoris MAKOS jogaram nas suas costas. Na frente, sotiris NINIS voltou a ser titular, no lado direito, relegando para o banco o avançado theofanis GEKAS.

Já o treinador alemão, joachim LÖW, voltou a contar com jérôme BOATENG no lado direito da defesa, dando-se mesmo ao luxo de poupar o trio de ataque. Assim sendo, lukas PODOLSKI, thomas MÜLLER e mario GOMEZ foram suplentes, entrando para as alas os jovens andré SHÜRRLE e marco REUS e, para a posição de ponta-de-lança, o veterano miroslav KLOSE.

A GRécia entrou no jogo como habitual, tentando defender bem e esperar que num contra-ataque bem delineado, ou num lance de bola parada, pudesse chegar à baliza de manuel NEUER. Por outro lado, a seleção alemã cercava-se da área grega e limitava-se a circular a bola, à espera de conquistar um espaço no território de michalis SIFAKIS, onde pudesse aparecer algum jogador para finalizar.

Se é certo que a equipa de LÖW em apenas dois minutos, dos 23 aos 25, causou nada mais nada menos do que quatro ocasiões de golo, é certo também que o mesmo só apareceu num remate de fora de área, num belo tento, aliás, de philipp LHAM.

A perder, FERNANDO SANTOS trocou ao intervalo, NINIS, que fez um europeu muito aquém do esperado, por GEKAS, e tirou também o lateral esquerdo giorgos TZAVELAS, colocando giorgos FOTAKIS, um jogador bem mais ofensivo. E num contra-ataque mortífero, georgios SAMARAS (ao contrário do agora homónimo primeiro-ministro grego, passou muito mais despercebido) fez o empate. Um golo que encheu de esperança toda uma nação grega, mas que despertou também o "monstro" alemão, como tinha apelidado FERNANDO SANTOS na véspera do jogo.

E, realmente, não foi preciso esperar muito. Seis minutos bastaram e já sami KHEDIRA colocava de novo a Alemanha em vantagem, logo sentenciada com o golo desse "jovem" de 34 anos, que é KLOSE. A Grécia ficou, obviamente, sem reação, num jogo em que a partir daí só teve história devido ao golo de REUS, no seu jogo de estreia, e pelo golo de dimitris SALPINGIDIS, já nos últimos suspiros do encontro.

A Alemanha segue, como se esperava, para as "meias", onde vai encontrar ingleses ou italianos, numa partida em que (não tenho dúvidas), a "mannschaft" é favorita. Quanto aos gregos, cairam de pé, com muito mérito para FERNANDO SANTOS, depois de uma heroica primeira fase, ainda assustou a Alemanha, através de uma partida em que Angela Merkel, pelo menos, futebolisticamente... viu a Grécia fora do Euro e festejou.


Por Fábio Daniel Ferreira
Autor do blogue www.ofuteboldeumamador.blogspot.com

Sem comentários: